É o resultado de cinco anos de desenvolvimento no Nestlé R&D Center for Systems: a Neo é a máquina Dolce Gusto «avançada da marca até à data».
E a Neo não vem sozinha. Com o lançamento desta nova máquina, a Dolce Gusto anunciou ainda uma nova geração de cápsulas: são compostáveis, feitas em papel e têm um novo formato, mais achatado, o que as torna incompatíveis com os restantes modelos da marca.
A principal característica desta máquina (feita pela Krups) será a sua “inteligência”, com o reconhecimento das cápsulas. Desta forma, a Neo «ajusta automaticamente vários parâmetros, recriando as técnicas de um barista». A outra será a capacidade de se ligar a uma app (via Bluetooth, ao smartphone), que permite personalizar bebidas.
Isto significa que esta máquina Dolce Gusto consegue identificar o tipo de café que queremos tirar e definir a «pressão, temperatura, tempo de extracção da bebida e quantidade» sem que seja necessário intervirmos.
Assim, a Neo adapta o «método de preparação e os parâmetros de extracção a cada receita» para tirar o «café perfeito». Entre as bebidas que a Neo consegue preparar estão «expressos, ristrettos, lungos, americanos e cafés Slow Brew, tipo filtro com preparação gota a gota», descreve a Dolce Gusto.
A Neo chega a Portugal no dia 5 de Março, mas já foi lançada noutros países, como, por exemplo, em França, onde custa 169 euros, com uma caixa de doze cápsulas a ficar por 4,35 euros.