SEAT Ibiza faz quarenta anos em 2024 e tem direito a uma versão especial de aniversário, numa «cor inédita»

©SEAT | Ibiza
©SEAT

Chama-se Ibiza Anniversary Limited Edition e é o modelo escolhido pela SEAT para comemorar o quadragésimo aniversário de um dos seus mais icónicos automóveis.

Chega no segundo trimestre de 2024 (ainda não tem preço) e é a forma de a marca espanhola homenagear um dos seus modelos de maior sucesso: em quarenta anos, foram mais de seis mil unidades vendidas. O Ibiza “nasceu” em 1984, já chegou às cinco gerações e acabou por «marcar o início da história de sucesso da SEAT».

O primeiro SEAT foi o «primeiro veículo desenvolvido pela marca sem o apoio de um parceiro tecnológico»; este modelo foi desenhado pelo italiano Giorgetto Giugiaro (responsável por modelos como os VW Passat e Golf; e os Fiat Uno e Punto, por exemplo) e teve ainda “dedinho” da Porsche, no motor.

©SEAT | Ibiza Aniversario
©SEAT | O cockpit do Ibiza Anniversary Limited Edition um acabamento «mate em alumínio Dark nas portas e na consola».

Quarenta anos depois, há, assim, um novo automóvel para assinalar o aniversário: o SEAT Ibiza Anniversary Limited Edition, na «cor exclusiva e inédita Graphene Grey» e jantes de liga leve com dezoito polegadas em Cosmo Grey.

Este automóvel traz ainda o logótipo ‘Anniversary Limited Edition’ «gravado a laser, no pilar B» e na «soleira da porta», bancos «Bucket em tecido exclusivo» e acabamento «mate em alumínio Dark nas portas e na consola». As motorizações serão semelhantes aos actuais modelos Ibiza.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].