Salvador Caetano vai representar, em Portugal, mais uma marca chinesa de automóveis: a Dongfeng

©Dongfeng | Shine
©Dongfeng

Depois da BYD, a Salvador Caetano prepara-se para ser o elo de ligação de mais uma série de automóveis asiáticos com o mercado nacional.

A Dongfeng Motor Corporation é a nova marca chinesa de automóveis a chegar a Portugal pela mão da Salvador Caetano. O acordo, anunciado hoje (que também se estende ao mercado espanhol), inclui a sua divisão de luxo Voyah e a linha de SUV baseados em veículos militares MHero.

Desta forma, há, na prática, três linhas de automóveis que vão passar a estar disponíveis no País «durante 2024» – a Salvador Caetano não revelou uma data concreta para começar a vender estes veículos ou preços.

©Dongfeng Voyah
©Dongfeng | A Voyah, a divisão de luxo da marca chinesa, tem apenas um modelo: o Free.

Fundada em 1969, a Dongfeng (cujo nome significa, de forma simplificada, ‘vento oriental’) vendeu «2,42 milhões de automóveis» em 2023, mas apenas «231 mil» foram fora da China. A entrada em Espanha e Portugal é descrita pela Salvador Caetano, que também já tem a BYD, como uma forma de a marca dar continuidade à sua «expansão internacional».

Entre os automóveis que podem, assim, chegar aos concessionários nacionais estão o MHero M917 (vídeo em cima, um SUV premium na mesma linha dos Hummer) com versão totalmente eléctrica (500 km) ou híbrida, o Voyah Free (um e-SUV com autonomia até 500 km) e os Dongfeng Shine, uma linha que inclui dois sedans e um SUV, todos com motor de combustão.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].