Auchan entra na área da saúde: hipermercados criam subscrições Cuida, com foco nas consultas por vídeo

Segundo o Auchan, esta é uma «resposta à fragilidade do actual sistema de saúde no País», que «deixa 1,5 milhões de portugueses sem médico de família».

©National Cancer Institute
©National Cancer Institute

Podia ser uma resposta ao KeepWells do Continente, mas acaba por ser mais limitado: a novidade do Auchan centra-se apenas em teleconsultas e medicina ao domicílio.

Mesmo a terminar o Verão de 2022, a Sonae avançava com uma oferta de seguros de saúde ligada à sua marca Wells e ao cartão Continente, com base na rede da AdvancedCare.

Com quatro tipos de ofertas, sendo que uma delas é gratuita (basta usar o cartão Continente), o KeepWells prevê descontos em consultas de várias especialidades, inclusive medicina dentária, além de protecção em caso de internamento, cirurgia e parto.

A resposta da Auchan, que demorou quase um ano e meio, chega sob a forma de um modelo de subscrição chamado Cuida que permite ter acesso a vídeoconsultas (incluindo de psicologia ou psiquiatria) e a medicina ao domicílio. Segundo os hipermercados, esta é uma «resposta à fragilidade do actual sistema de saúde no País», que «deixa 1,5 milhões de portugueses sem médico de família».

©Auchan / DR. - Cuida Knok
©Auchan / DR. | As teleconsultas são agendadas online, na área privada de cada cliente.

O Auchan Cuida tem três níveis – Básico (7,99 euros), Plus (17,99) e Premium (29,99); todos permitem fazer videochamadas ilimitadas com um médico, que podem ser marcadas com até noventa minutos de antecedência. Para criar esta nova área de negócio, foi feita uma parceria com a startup portuguesa Knok. O investimento chegou a um milhão de euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].