IPO Lisboa comemora 100 anos com uma mostra de cinema em parceria com o IndieLisboa

Os bilhetes custam 2,5 euros, mas todas as sessões são de acesso gratuito para profissionais do IPO Lisboa.

©Sacher Film | Caro Diario
©Sacher Film

O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil inspira um pequeno ciclo de cinema com filmes que mostram várias perspectivas da luta contra o cancro.

O IPO Lisboa juntou-se a um dos mais importantes festivais de cinema portugueses para criar uma programação de aniversário, para comemoras os seus cem anos, no São Jorge, em parceria com o IndieLisboa.

Durante três dias (5, 6 e 7 de Janeiro), vamos poder ver seis filmes e um documentário: A Metamorfose dos Pássaros, The Farewell, Caro Diário (com Nani Moretti, na foto de destaque), Notre Corps, Love Story, La Guerre est Declarée e A Luta Contra o Cancro em Portugal. «Cada um, dá uma perspectiva diferente sobre a forma como lidamos com o cancro», diz o IPO Lisboa.

©Primeira Idade
©Primeira Idade | A Metamorfose dos Pássaros, que encerra esta mostra de cinema, foi o filme que a Academia Portuguesa de Cinema indicou para ser candidato aos Óscares 2022.

Segundo a organização, esta mostra de cinema tem três objectivos: «Estar tematicamente relacionada com o trabalho da instituição, constituir um momento de celebração da efeméride e promover o encontro entre espectadores de cinema, IPO e toda a comunidade envolvida com a instituição».

Todas os filmes serão apresentadas por elementos do corpo clínico do IPO Lisboa, com a sessão de Notre Corps (6 de Janeiro, às 15 horas) a ser seguida de um debate com Paula Chaves (presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro), Nuno Artur Silva (ex-secretário de estado da Cultura e fundador das Produções Fictícias) e o poeta Rui Miguel Ribeiro.

Os bilhetes custam 2,5 euros, mas todas as sessões são de acesso gratuito para profissionais do IPO Lisboa; jovens até aos 30 anos, maiores de 65 anos e pessoas em situação de desemprego (mediante comprovativo), pagam apenas 2 euros. a programação completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].