Coisas do passado que voltaram a ser tendência – com um toque tecnológico

Foto de COSMOH LOVE na Unsplash

As novas gerações cresceram com internet, novas tecnologias, realidade virtual e experiências imersivas. Muito diferente das gerações dos anos 90 que passava horas a ouvir rádio há espera que a sua música preferida passasse para gravar na sua cassete, na espera do início da emissão da TV, ou no uso de um pager para conseguir enviar uma mensagem.

A verdade é que por muito avanço que tenha acontecido, parece que alguns hábitos, ou objetos do passado voltaram a ser tendência, ainda que muitas tenham ganho um toque tecnológico que os tornou de alguma forma modernos. Vamos ver alguns desses exemplos, onde provavelmente conhece, ou usa alguns:

Câmaras instantâneas

Muitos lembrar-se-ão das Polaroid, que tanto sucesso fizeram nos anos 90. A possibilidade de tirar uma fotografia e tê-la logo nas mãos, onde se agitava a foto com a ideia (falsa) de que a imagem iria surgir mais depressa.

Tão popular quando surgiu, a Polaroid rapidamente foi substituída quando começou a ser possível a digitalização das fotografias, primeiro em câmaras fotográficas e rapidamente nos smartphones que, são, atualmente, autênticas máquinas fotográficas, com fotos de grande qualidade. Na verdade, a Polaroid deixou de fabricar as suas máquinas fotográficas, exatamente no ano em que o primeiro iPhone foi apresentado.

A verdade, é que parece que a Polaroid voltou a ser tendência, mesmo nas camadas mais jovens. A Polaroid Now é uma versão modernizada das antigas máquinas, oferecendo uma maior qualidade, com fotos mais nítidas, entre outras funcionalidades que a tornam num gadget moderno.

Existe ainda, aquilo que podemos considerar uma reciclagem e modernização do conceito Polaroid, com as impressoras que se conectam diretamente ao seu smartphone e permitem imprimir fotografias com o tamanho de um cartão. As mini Link 2 são as primeiras impressoras a permitir que tenha em tempo real um objeto das suas experiências – para guardar, ou oferecer no momento.

Consolas Portáteis

Os famosos Game Boy da Nintendo foram uma verdadeira tendência há 30 anos. Entretanto com o desenvolvimento da tecnologia, caíram em desuso, com os jogos de computador e as consolas de mesa a apresentarem jogos com cada vez mais qualidade gráfica e funcionalidades impossíveis de encontrar no velhinho Game Boy.

Sendo o mercado dos jogos um dos mais lucrativos ao nível mundial, é igualmente expectável que uma indústria que beneficia diretamente do avanço tecnológico ofereça alternativas modernas, ainda que com um toque “retro”.

Isso acontece desde o aparecimento das consolas portáteis da Nintendo – a Nintendo Switch, que oferece toda a modernidade e tecnologia, com o conceito de portabilidade que o velho Game Boy oferecia. Além disso, jogos como o Tetris, oferecidos no passado, estão agora disponíveis através de aplicações para os smartphones, que, no fundo, além de máquina fotográfica, também se podem comportar como uma consola portátil.

Ainda no mercado dos jogos, mas em outro nicho, é igualmente interessante ver que as antigas máquinas de slot, muito populares nas salas de casino, com as suas luzes e símbolos atrativos, são agora tendência, mas numa versão modernizada, em plataformas online como as slot machines Betway e outras, que graças à tecnologia oferecem igualmente mobilidade por poderem ser acedidas através de smartphones e com efeitos gráficos e sonoros modernos.

Não nos esquecemos do Tamagotchi

Não podíamos acabar este artigo sem mencionar um dos brinquedos mais clássicos dos anos 90 – o Tamagotchi.

Muitos anos depois, este gadget surge novamente. Com o mesmo objetivo – cuidar de um animal de estimação virtual, tem agora, graças à tecnologia a possibilidade de ter esta experiência de forma mais imersiva, num Tamagotchi que entra no Tamaverso, o Metaverso dos Tamagotchis para que possa partilhar com outros fãs pelo mundo inteiro.

Estes são apenas alguns exemplos, provavelmente com o avançar dos anos, muitas mais tendências antigas voltarão a vera luz do dia de forma modernizada.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.