Em 2024, os transportes públicos de Lisboa passam a ser grátis para estudantes até aos 23 anos

Apesar de a medida só entrar em vigor a 1 de Janeiro, já é possível carregar o passe de forma gratuita para começar a usar em 2024.

©Carris
©Carris

Em 2024, a Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) vai continuar com uma medida criada no Verão de 2022, agora alargada a todos os jovens estudantes.

Há um ano e meio, a Câmara Municipal de Lisboa decidiu “oferecer” o passe social Navegante (que pode ser usado na CP, no Metro, na Carris Metropolitana e na Fertagus) a utentes de idade igual ou superior a 65 anos, jovens dos 13 e 23 anos, e estudantes do ensino superior até aos 23 anos.

As bicicletas Gira também se tornaram gratuitas para todos os moradores de Lisboa que tivessem Navegante e, em 2024, a medida passa a ser alargada a todos os estudantes até aos 23 anos. Isto significa que alunos da primária até ao ensino universitário não vão ter de pagar passe para andar de comboio, metro ou autocarro.

©Carris | Navegante
©Carris | O Navegante tornou-se gratuito, pela primeira vez, no Verão de 2022.

Apesar de a medida só entrar em vigor a 1 de Janeiro, já é possível carregar o passe de forma gratuita para começar a usar em 2024: «Os actuais detentores do passe Navegante 4/18 ou sub23 necessitam de carregar o seu passe mensal já a partir do dia 26 de Dezembro, como habitualmente o fazem, mas desta feita sem custos para os utilizadores», confirma a TML.

Para todos os outros, o Navegante continuará com o mesmo preço, uma vez que não serão feitos aumentos ao valor mensal do passe; esta decisão vai em sentido contrário ao aumento dos bilhetes dos transportes públicos que se vai verificar em 2024: a CP já confirmou uma subida de 6,25% e, o Metro, de 10%.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].