Já é possível andar de Metro em Lisboa sem passe ou comprar bilhete – mas como?

Para já, o metro é o único sistema de transportes de Lisboa onde este sistema de pagamento está disponível.

©Wikimedia Commons
©Wikimedia Commons

O Metro de Lisboa inaugurou uma nova forma de viajar: a partir desta semana, deixa de ser preciso comprar bilhete ou usar os cartões Lisboa Viva e Navegante.

«Contactless e siga viagem. Pague directamente no validador». É desta forma que o Metro de Lisboa explica a novidade no que respeita a viagens: basta usar um cartão de débito/crédito Visa, smartphone ou um relógio compatível com pagamentos wireless.

Assim que o fazemos, é debitado o valor 1,65 euros, o habitual preço de um bilhete de metro. Segundo os responsáveis pelo Metro de Lisboa, esta novidade, «além de oferecer uma experiência rápida, segura e sem complicações, facilita o fluxo de clientes nas estações».

Para já, o metro é o único sistema de transportes de Lisboa onde este sistema de pagamento está disponível. Os parceiros desta implementação foram a Indra, a Cybersource, a Littlepay e a Unicre – pode ver aqui com mais detalhe as condições de utilização e funcionamento deste tipo de pagamento de viagens.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].