©Swatch / DR.
©Swatch / DR.

SwatchPAY: estão a chegar a Portugal novos relógios que permitem fazer pagamentos de compras

A Swatch está a preparar-se para lançar em Portugal um novo relógio que vai permitir fazer pagamentos de compras nas lojas, tal como acontece com os smartwatches da Samsung ou o Apple Watch.

A primeira semana de Dezembro ficará marcada pelo lançamento da primeira linha de relógios Swatch capazes de fazer pagamentos: bastará encostá-lo a um terminal multibanco. Para isso, é preciso que o relógio com SwatchPAY esteja ligado a uma app: neste caso será uma da Caixa Geral de Depósitos.

O banco parceiro em Portugal será, assim, a CGD, que recentemente chegou a um sistema de pagamento semelhante, o Apple Pay, que também pode ser usado nos Apple Watch. Para fazer os pagamentos, o relógio com SwatchPAY! tem um chip NFC que recebe informação via Bluetooh da tal app da CGD onde temos um cartão bancário.

Este serviço de pagamentos digitais foi lançado em primeiro lugar na China, em 2017. Depois, chegou à Suíça em Janeiro de 2019, na altura com sete bancos parceiros: Cembra Money Bank, Cornèrcard, Credit Suisse, Swiss Bankers, Swisscard, UBS, Viseca. Como acontece com outros serviços do género, a entidade parceira desta plataforma SwatchPAY é a MasterCard.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].