Podes: a quinta edição do festival português de podcasts abre as portas ao mirandês

«A celebração dos podcasts portugueses deve ser completa», diz a organização do Podes.

©Soundtrap
©Soundtrap

É a grande novidade do Podes 2023: vai ser possível submeter podcasts em mirandês em qualquer uma das catorze categorias a concurso.

A quinta edição do Podes, o festival português que desde 2019 distingue os melhores podcasts nacionais, vai aceitar inscrições de programas falados em mirandês. Esta língua está consagrada como oficial, na constituição portuguesa, desde 1999.

O mirandês é falado no norte de Portugal, mas apenas em «ambientes familiares e vizinhos nas freguesias do Norte do concelho de Miranda do Douro», lembra Xosé-Henrique Costas, professor catedrático da Universidade de Vigo, citado pela TSF, a partir de declarações à Lusa.

Actualmente, este investigador garante que os falantes de mirandês «andam por volta dos 3500», embora «apenas 1500 o possam falar regularmente, no dia-a-dia». O mirandês é, assim, uma língua em declínio.

«A celebração dos podcasts portugueses deve ser completa, mas apenas a língua portuguesa estava especificamente mencionada nos regulamentos. Em 2023, deixa de haver dúvidas», diz a organização do Podes, em comunicado.

Em 2023, o Podes acontece a 18 de Novembro e as inscrições dos podcasts estão abertas até 5 de Outubro. As votações ficam, depois, abertas até ao fim deste mês. Lembre-se que, na edição do ano passado, o grande vencedor foi 45 Graus, um podcast de política, economia e informação.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].