Informação automática sobre preços dos combustíveis chega ao Waze

Para ver a informação «sempre actualizada» dos preços nos postos de combustível, basta tocar no campo 'Destino?' no ecrã principal da app.

©Erick Mclean
©Erick Mclean

A Comunidade Waze Portugal anunciou que este GPS social tem, a partir desta semana, uma novidade – é o resultado de uma parceria com a Direção-Geral de Energia e Geologia.

O Waze começou a mostrar, desde 1 de Outubro e de forma automática, os preços da gasolina, do gasóleo e o GPL nos postos de combustível. Até agora, esta informação tinha de ser inserida pelos utilizadores da app.

A partir desta semana, e na sequência de uma parceria com a Direção-Geral de Energia e Geologia, os preços passam a ser actualizados sem intervenção de quem usa a app, ou seja, a responsabilidade passa a ser da DGEG e não dos utilizadores.

Para ver a informação «sempre actualizada» dos preços nos postos de combustível, basta tocar no campo ‘Destino?’ no ecrã principal da app e tocar em ‘Combustível’, como já se fazia antes desta parceria com a DGEG. Assim que fizermos isto, surgem no mapa cartões com os preços: a verde estarão os mais baixos, a laranja os intermédios e, a vermelho, os mais altos.

©DR / TRENDY Report
©DR / TRENDY Report

Antes, é preciso definir o tipo de combustível no menu ‘Postos de Combustível’ das ‘Definições’ do Waze; é ainda possível, assim que virmos a lista das bombas, ordenar por marca, preço e distância (a partir do local onde estivermos), depois de tocar no ícone da engrenagem.

Recentemente, o Waze, em parceria com as autoridades competentes de Lisboa, já tinha mostrado as estradas cortadas e as restrições ao trânsito durante a Jornada Mundial da Juventude.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].