Hoko: o restaurante japonês que pisca o olho a Portugal e quer ser uma referência em Braga

«As duas gastronomias partilham algumas técnicas, como a tempura, que foi levada para o Japão pelos portugueses», lembra o chef, Yang Qi.

@Hoko
@Hoko

A capital do Minho tem um novo restaurante asiático onde o chef quer «introduzir alguns registos da gastronomia portuguesa» – para começar, há um Preguinho Japonês.

Chama-se Hoko – Sushi Bar, tem à frente o chef Yang Qi e é um dos mais recentes restaurantes a abrir em Braga. O objectivo é tornar-se a «referência» da gastronomia asiática nesta cidade – mas não só: também há um piscar de olho à cozinha nacional.

«As duas gastronomias partilham algumas técnicas, como a tempura, que foi levada para o Japão pelos portugueses», justifica Yang Qi. A viver em Portugal desde 1997, o chef tem várias criações que reflectem esta “ponte”.

©Hoko
©Hoko | Yang Qi, co-proprietário e chef, diz que as ligações entre as cozinhas japonesa e portuguesa estão reflectidas na carta.

Uma das principais será o o Preguinho Japonês, com um bife «wagyu panado acompanhado com pão torrado e mix de salada com molho tonkatsu», mas também há duas tempuras: Ebi (camarão frito) e Yasai (mix de vegetais fritos)

Contudo, na carta do Hoko, o destaque vai para as peças de sushi, sashimi, temakis, nigiris, gunkans, makimonos e combinados – ao todo, são mais de sessenta opções. Há ainda entradas, como Gyozas de Frango, panquecas japonesas Hokonomiyaki ou a sopa Miso Shiro.

Se a escolha for para pratos quentes, o restaurante tem três tipos de robatas, as espetadas japonesas: carne, peixe e vegetais, com opções como a de Wagyu Santa Rosália (com alho francês); a de Camarão Tigre Grelhado (com manteiga de cítrica de yuzu); e a de Cogumelos Shiitake.

©Hoko
©Hoko | O restaurante foi inaugurado no princípio de Junho; a sala está decorada de forma minimalista, com elementos que remetem para a cultura asiática.

Noodles de Udon, Bao de Frango Crispy e Yakimeshi (arroz salteado com legumes e frango) são outras das opções. Para sobremesa, Yang Qi sugere o Cheesecake Japonês (com frutos vermelhos e creme de baunilha).

Para beber, o Hoko tem uma carta que «privilegia os vinhos portugueses e franceses, onde predominam os vinhos brancos e champanhes»; contudo, também há sakes (quentes ou frios), chás (incluindo matcha) e «cinquenta uísques japoneses». O menu completo pode ser visto aqui.

O Hoko fica no número 378 da Avenida Dom João II e está aberto todos os dias para almoços (das 12 às 15) e jantares (das 19 às 32 horas). Para reservas pode usar o número de telefone 937 647 880.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].