A startup francesa Voicemy.ai pôs alguns cantores nacionais a interpretar músicas que, provavelmente, nunca ouviríamos de outra forma.
É uma das capacidades da inteligência artificial: criar novos conteúdos, muitos deles bastante inusitados, que se tornam virais e acabam por ser a demonstração das capacidades desta tecnologia.
Além da geração de imagens e texto, a música é outra das “artes” que uma IA consegue criar – e, nesta sequência, a clonagem de vozes de artistas, que, depois, servem para os pôr a cantar temas que, de outra forma, seria quase impossível.
Foi exactamente isto que a francesa Voicemy.ai fez, em parceria com o criador de conteúdos Daniel Nunes: pegou em músicas de Quim Barreiros, Carolina Deslandes e Amália Rodrigues, entre outros, e meteu-as nas vozes de outros cantores.
O resultado é uma espécie de álbum, disponível em forma de vídeos curtos, no TikTok, onde podemos ouvir Amália e Carolina Deslandes a cantar Bacalhau à Portuguesa e Garagem da Vizinha, ambos temas de Quim Barreiros.
@daninunes.ig Quim Barreiros – A Garagem Da Vizinha (AI Carolina Deslandes) made by voicemy.ai #music #fyp #AI #voicemyai @Voicemy.ai
Estes vídeos mostram imagens de concertos reais dos artistas, sobrepostos com as vozes clonadas – há resultados melhores que outros, com destaque para a interpretação de Rui Veloso (Gaivota, de Amália) e Quim Barreiros (A vida Toda, Carolina Deslandes). Os vídeos podem ser vistos aqui.
A plataforma de clonagem de voz da Voicemy.ai está aberta ao público e qualquer pessoa a pode experimentar de forma gratuita: aqui é possível, entre outros recursos, escrever um texto e colocá-lo na voz de uma celebridade; a alternativa é fazer o upload de um clip da nossa voz, para que consiga dizer, ou cantar, qualquer coisa.