O Projeto Serra lançou uma nova camisola «urbana» em malha polar, na linha dos modelos que já tinha criado com nomes de montanhas nacionais.
Em 2021, nascia uma nova marca portuguesa de roupa, criada pelos primos Tiago Pinto, Ricardo Amaral e João Duarte. A primeira colecção teve quatro camisolas feitas apenas com materiais sustentáveis e endémicos de cada uma das serras que lhes dava nome: Soajo (Alto Minho), Freita (Aveiro), Estrela (Beira Interior) e Pico (Açores).
Um ano mais tarde, em Novembro de 2022, o Projeto Serra anunciou três novos modelos inspirados nas «tradições e ofícios» de mais serras nacionais: as camisolas Gardunha, Aire, Marão; e o casaco Monchique, com integração de malha reciclada.
Em 2023, a marca já lançou um colete, o São Miguel, em homenagem aos oleiros de Nisa; agora, Tiago Pinto, Ricardo Amaral e João Duarte “despedem-se” do campo e vêm até à cidade com uma nova camisola: a Concreto.
«Inspirados pelas aquelas pequenas folhinhas que surgem nos muros, as raízes que rompem o cimento nos passeios ou as heras que tomam conta de casas lançámos a Concreto, uma camisola urbana pretende trazer a força da Natureza para o dia-a-dia», explicam os criadores do Projeto Serra.
Esta camisola, feita em malha polar, está em linha com as anteriores criações desta marca: tal como a Soajo e a Pico, tem um bolso no peito, por exemplo. As cores são o «cinza concreto, o lilás lavanda e o verde eléctrico», numa metáfora sobre o «exagero da natureza que “rasga” o alcatrão».
A camisola Concreto fica à venda na loja online do Projeto Serra a partir de 6 de Novembro, por 119 euros. Depois, provavelmente no Outono de 2024, a ideia será anunciar mais camisolas com um conceito igual: «Vamos criar peças com linhas mais urbanas, porque as pessoas estão nas cidades. Não iremos largar as memórias da serra e das pessoas, pelo contrário, vai trazer todo esse imaginário de forma mais contemporânea e adaptada aos nossos dias».