Vinho e gastronomia: dez programas de vindimas de Norte a Sul de Portugal – Parte II

Nesta segunda parte, passamos pelo Douro, Alentejo, Viseu e Vila Nova de Gaia com as nossas cinco sugestões finais de programas de vindimas.

©Andrea Cairone
©Andrea Cairone

Este ano, houve vindimas que começaram em Julho, mas os programas clássicos das quintas, em que podemos participar, estão marcados para Setembro.

A época das vindimas já começou em várias quintas e, como é hábito, há alguns programas que desafiam a experimentar a apanha e a pisa da uva, com provas e refeições incluídas.

Nesta segunda parte (pode ver a primeira, aqui), além de passarmos pelas regiões crónicas dos vinhos, em Portugal (Douro e Alentejo), damos um salto até às Beiras e ainda lhe sugerimos uma vindima na cidade.

6 – WOW | Vila Nova de Gaia

©WOW
©WOW

Chama-se ‘Harvest in The City’ e tem uma promessa: «Viver a experiência das vindimas sem sair da cidade». A ideia foi do complexo World of Wine, em Gaia, que acena com uma visita guiada do Museu do Vinho, para entramos no espírito desta actividade.

Depois, os participantes recebem uvas e seguem para um lagar, onde as vão pisar – a acompanhar, estará um rancho folclórico. Para acabar, há petiscos e provas de vinhos. Tudo isto tem a duração de três horas e acontece nos dias 8, 9 e 10 de Setembro.
Preço: 60 euros por pessoa
Bilhetes: tickets.wow.pt/pt

7 РHerdade de Ṣo Miguel | Redondo, Alentejo

@Herdade de São Miguel
@Herdade de São Miguel

Todas as Terças, Sextas e Sábados de Setembro, a Herdade de São Miguel (Casa Relvas) está de portas abertas para receber os interessados em participar no seu Programa de Vindima. Aqui, podemos fazer a colheita e pisar a uva.

Com cinco horas, este programa inclui «uma prova de vinhos, que pode ser acompanhada por um almoço com pratos típicos da região» e a oferta de um kit para as vindimas, com t-shirt e chapéu. As reservas têm de ser feitas com 72 horas de antecedência.
Preço: 80 ou 50 euros por pessoa (com e sem almoço)
Reservas: [email protected]

8 – Quinta de Lemos | Silgueiros, Viseu

©Quinta de Lemos
©Quinta de Lemos

Na propriedade onde está um restaurante com estrela Michelin (Mesa de Lemos, do chef Diogo Rocha), há um programa de vindimas que nos permite ter a experiência de apanhar uvas e pisá-las, no lagar. Como complemento, é feita uma visita guiada à adega.

Há ainda uma «prova de vinhos acompanhada por petiscos regionais», para que os convidados «vivam em pleno» uma das «épocas mais importantes do ano». O programa é válido entre Segunda e Sexta-Feira, em Setembro, com a Quinta de Lemos a obrigar a um mínimo de 48 horas de antecedência, para as reservas.
Preço: 150 euros por pessoa
Reservas: 232 951 748 | [email protected]

9 – Ribafreixo Wines | Vidigueira, Alentejo

©Ribafreixo Wines
©Ribafreixo Wines

Esta quinta de 114 hectares está de «portas abertas para quem quiser participar nas vindimas e deixar a sua marca na colheita deste ano» – a actividade decorre de Terça a Quinta-Feira, durante Setembro. Para entrar a sério no espírito das vindimas, a herdade da Ribafreixo oferece um kit.

Neste conjunto, temos tesoura, balde chapéu e t-shirt (estes dois últimos, podem ser levados para casa). Depois da vindima, a herdade oferece uma «prova clássica de três vinhos e um almoço tradicional em mesa corrida». No menu está Gaspacho ou Arroz de Tomate com Petingas.
Preço: 75 euros por pessoa
Reservas: [email protected]

10 РQuinta da R̫eda | Pinḥo, Douro

©Quinta da Roeda
©Quinta da Roêda

A quinta da Croft, que tivemos a oportunidade de visitar este ano, dá a possibilidade de participar na pisa da uva, fazer visitas à propriedade, provas de vinhos e «piqueniques com uma selecção de iguarias regionais».

As provas de vinhos incluem «Croft Pink Tonic em lata, Croft Pink, Croft Porto Reserva e Croft Tawny 10 Anos»; já no cesto de piquenique, levamos Empadas de Vitela, a Salada da Quinta (alface, milho, rabanete, ovo, tomate, panado de frango, pêra assada e passas), Pastéis de Nata e o doce conventual Cristas de Galo.
Preço: 48 a 85 euros por pessoa
Reservas: 220 133 102

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].