Vinho e gastronomia: dez programas de vindimas de Norte a Sul de Portugal – Parte I

Nesta primeira parte, passamos pelo Douro, Alentejo, Santarém e Setúbal com as nossas cinco sugestões iniciais de programas de vindimas.

©Tina Witherspoon
©Tina Witherspoon

A época das vindimas já começou em várias quintas e, como é hábito, há alguns programas que desafiam a experimentar a apanha e a pisa da uva, com provas e refeições incluídas.

Este ano, houve vindimas que começaram em Julho, mas os programas clássicos das quintas, em que podemos participar, estão marcados para Setembro. Além da actividade principal – apanhar as uvas – há provas de vinhos e menus com gastronomia local.

Nesta primeira parte, passamos pelo Douro, Alentejo, Santarém e Setúbal com as nossas cinco primeiras sugestões de programas de vindimas.

1 РQuinta do Seixo | Tabua̤o, Douro

©Quinta do Seixo
©Quinta do Seixo

Este ano, a Quinta do Seixo (que entrou para o top 50 do World’s Best Vineyards) criou um programa que inclui «corte de uva e pisa a pé em lagares». Será ainda possível passear pela vinha, visitar a adega e almoçar no restaurante SEIXO by Vasco Coelho Santos pensado para esta ocasião.

Mas não é tudo: estão ainda garantidas duas «provas especiais»: castas durienses e vinhos do Porto Sandeman. Os grupos são limitados a 25 pessoas e as reservas pode ser feitas para os dias 19 e 27 de Setembro; e 4 de Outubro.
Preço: 120 euros por pessoa
Reservas: [email protected] | 254 732 800 | 937 850 312

2 – Vila Santa | Estremoz, Alentejo

©João Portugal Ramos
©João Portugal Ramos

Uma das quintas de João Portugal Ramos sugere um dia que começa com uma «visita ao miradouro» para ver a «extensa planície de vinhas». Depois, seguimos para a apanha da uva e até podemos experimentar a «tradicional pisa a pé em lagares de mármore».

O programa, que se chama NATURE’ing with WINE, tem ainda visitas à adega, às caves e acaba com um almoço harmonizado com os vinhos Marquês de Borba, Vila Santa Reserva Tinto e Marquês de Borba Colheita Tardia.
Preço: 80 euros por pessoa
Reservas: jportugalramos.com | 268 339 910

3 – Herdade da Rocha | Crato, Alentejo

©Herdade da Rocha
©Herdade da Rocha

O programa das vindimas desta produtora de Portalegre junta uma «visita guiada às vinhas e à adega, a pisa das uvas, um lanche mata-bicho e um almoço regional, harmonizado com vinhos da propriedade» – a ideia é mostrar «todo o processo de vinificação».

Situada no Crato, a Herdade da Rocha é conhecida também pelo seu enoturismo Boutique Lodge e por ir além da produção de vinhos: também se faz a «criação de veados, ovelhas e cabras».
Preço: 80 euros por pessoa
Reservas: [email protected] | 914 700 674

4 РQuinta da Lagoalva | Alpiar̤a, Santar̩m

©Quinta da Lagoalva
©Quinta da Lagoalva

Por aqui, a vindima começou na segunda semana de Agosto, mas os programas para o público só arranca em Setembro, com visitas às vinhas, à adega e brunch garantido. Para tirar partido de tudo isto é preciso estar na quinta logo às 7:30.

Este brunch inclui Mimosas, croissants (que podem ser recheados de compota, geleia e mel), iogurte com granola e fruta; queijos, gaspacho e ovo estrelado com chouriço. Os vinhos são os branco, rosé e tinto Lagoalva.
Preço: 45 euros por pessoa
Reservas: [email protected] | 912 021 033

5 РAdega de Palmela | Palmela, Set̼bal

©Adega de Palmela
©Adega de Palmela

Vão ser apenas quatro dias – 6, 13, 20 e 27 de Setembro (Quartas-Feiras) – com «visitas, provas e degustações», na Adega de Palmela. O programa começa pelas 9 horas com a entrega de um kit de vindima aos participantes, que inclui chapéu e uma tesoura para cortar uvas.

Segue-se a pisa a pé e um almoço na cave de barricas desta produtora de Setúbal, com uma «prova comentada dos vinhos» e a oferta de uma garrafa de vinho.
Preço: 90 euros por pessoa
Reservas: [email protected] | 969 127 472

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].