Sexta edição da Drawing Room Lisboa vai ter exposições de Paula Rego e Pedro Cabrita Reis em galerias portuguesas

Ao todo, participam nesta edição da Drawing Room Lisboa dezoito galrias em Portugal e cinco em Alemanha, Itália, Espanha e Brasil.

©Drawing Room
©Drawing Room

Em 2023, esta feira dedicada à «difusão e comercialização do desenho contemporâneo» recebe trabalhos de 65 artistas. Vão ser cinco dias dedicados a esta arte, em Lisboa.

Entre 25 e 29 de Outubro, a Sociedade Nacional das Belas Artes volta a transformar-se numa “sala de desenho”. A sexta edição da Drawing Room Lisboa faz desta escola o seu quartel-general, mas há exposições de vários artistas nacionais em galerias portuguesas e da Alemanha, Itália, Espanha e Brasil.

Ao todo, participam nesta edição da Drawing Room Lisboa dezoito espaços em Portugal e mais cinco, nos restantes países. O destaque vai para uma exposição com desenhos de Paula Rego na Galeria 111 e outra de Pedro Cabrita Reis, na Galeria Miguel Nabinho (ambas em Lisboa).

«Helena Almeida, Gabriela Albergaria, Rui Calçada Bastos, Adriana Molder, Pedro Barateiro ou Diana Policarpo & Odete» são outros dos nomes destacados pela organização, que fala numa “mistura” entre obras de «artistas contemporâneos emergentes, artistas consagrados e artistas históricos».

©Paula Rego | Landscape in Sintra
©Paula Rego | Landscape in Sintra é o desenho de Paula Rego que vai estar na Galeria 111.

Além das exposições, o programa deste ano inclui ainda três momentos nucleares: as Millennium Art Talks, um Foco dedicado às Ilhas Baleares (com a presença de trabalhos de quatro artistas locais – Cristòfol Pons, Catalina Julve, Isabel Servera e Andreu Maimó) e a revelação do Prémio FLAD de Desenho (28 de Outubro, com o vencedor a ganhar vinte mil euros).

O programa geral da sexta edição da Drawing Room Lisboa pode ser visto aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].