Depois de ter passado pelo Festival de Locarno, onde esteve na corrida para o Leopardo de Ouro, no Concorso Internazionale, BAAN vai ter estreia nacional em Outubro.
A edição de 2023 do Doclisboa vai receber uma sessão com BAAN, o mais recente filme de Leonor Teles. A sua última longa-metragem tinha sido Terra Franca, em 2018; em 2019, a realizadora assinou Cães que Ladram aos Pássaros.
Este é o seu primeiro filme em três anos, um período durante o qual esteve como directora de fotografia em algumas produções, entre as quais o díptico de João Canijo: Viver Mal e Mal Viver.
Com BAAN (que foi filmado em 16 mm), Leonor Teles «entrelaça passado presente e talvez futuro, numa história que começa quando L conhece K». Protagonizado por Carolina Miragaia e Meghna Lall, é uma história que se foca nos desafios passagem da juventude para a vida adulta, uma altura em que a «carreira profissional e os traumas dos relacionamentos se podem tornar avassaladores».
BAAN será o filme que encerra o DocLisboa 2023 (19 a 29 de Outubro, na Culturgest, São Jorge, Cinemateca Portuguesa e Cinema Ideal). Para abrir o festival, foi escolhido Man in Black (Wang Bing), sobre Wang Xilin, um músico e dissidente chinês.
Em 2023, BAAN já tinha passado pelo Festival de Locarno, onde esteva nomeado para o Leopardo de Ouro, no o Concorso Internazionale.