Já havia sedans, SUV e carrinhas – agora, a Volvo anuncia uma estreia no seu portfólio, um multi-purpose vehicle, 100% eléctrico. Contudo, não vai ser possível comprá-lo em Portugal.
É a própria marca que diz: este automóvel foi «inicialmente apontado como apenas um rumor», mas a verdade é que existe mesmo e chega em breve ao mercado. Segundo a Volvo, este modelo é uma «sala de estar escandinava em movimento», em que será possível «relaxar ou trabalhar».
Criado para que os utilizadores «consigam usufruir ao máximo do tempo passado no automóvel», o EM90 é o primeiro multi-purpose vehicle (MPV) da Volvo e vai apenas ter motorização eléctrica, para estar de acordo com a estratégia da marca.
Apesar de ter sido anunciado de forma global, o Volvo EM90 será um exclusivo dos mercados asiáticos, com a China a ser o primeiro país a receber o automóvel. Aqui, as encomendas abrem a 12 de Novembro, o que deve fazer com que as primeiras unidades cheguem aos clientes apenas ame 2024.
Para já, não são conhecidos mais detalhes sobre esta estreia da Volvo no segmento MPV – a marca apenas partilhou uma foto oficial, onde se pode ver o automóvel de cima e em que percebemos que pode ter um tecto de abrir, um segundo, panorâmico, e portas deslizantes, dada a posição das maçanetas. O automóvel deverá, ainda, ter um máximo de nove lugares, como acontece com alguns MPV.
O site norte-americano Motor1 foi mais longe e garante que o EM90 é baseado no Zeekr 009, uma MPV da Geely, o conglomerado chinês que detém a Volvo.