Está apresentada a edição de 2023 da 17.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. Uma das grandes novidades é a parceria com o YouTube.
Em Setembro, o cinema São Jorge volta a ser dominado pelos filmes de terror do MOTELX. Este ano, o festival fica em Lisboa entre 12 e 18 de Setembro, com as habituais estreias, retrospectivas e sessões com filmes clássicos do género.
Um dos principais destaques da organização vai para a «estreia europeia» de Amelia’s Children (A Semente do Mal, com Alba Baptista no papel principal – na foto de destaque), o novo filme do português Gabriel Abrantes, realizador de Diamantino.
O outro vai para presença de Brandon Cronenberg: o filho de David Cronenberg vem a Lisboa dar uma masterclass e o MOTELX dedica-lhe uma «retrospectiva integral», incluindo uma sessão com o seu mais recente Infinity Pool.
Nas sessões com filmes clássico, o MOTELX assinala os cinquenta anos de O Exorcista e passa uma «cópia restaurada 4K»; na secção Quarto Perdido, está garantida a presença de Tarde Demais, um filme inspirado em factos verídicos que conta a história de um naufrágio de um barco de pescadores no Mar da Palha, no Tejo, às portas de Lisboa.
Este ano, o MOTELX ganha ainda um parceiro de peso: o YouTube substitui a Yorn como promotor do Prémio microCURTAS. Contudo, o desafio continua o mesmo: «Submeter filmes até dois minutos, produzidos em telemóvel, tablet ou webcam».
A isto, junta-se outra parceria, também em estreia este ano que cujos detalhes já tinham sido revelados pela organização: a do GUIÕES – Festival do Roteiro e da Língua Portuguesa.