Getir anuncia saĆ­da de Portugal: a app de entregas de supermercado vai deixar o Sul da Europa

Esta saĆ­da de Portugal, Espanha e ItĆ”lia nĆ£o foi justificada de forma oficial pela Getir, mas Ć© fĆ”cil perceber a razĆ£o, com um detalhe que vem explicado em comunicado.

Ā©Getir
Ā©Getir

Apenas dois anos depois de ter entrado em Portugal, a app turca diz ‘adeus’. Os baixos lucros da empresa neste mercado justificam esta decisĆ£o.

Em Outubro de 2021, a Getir chegava a Portugal com uma promessa ambiciosa: fazer entregas ultrarrĆ”pidasĀ» de compras entre dez e quinze minutos. Para isso, a app apoia-se em vĆ”rias dark stores, espaƧos que nĆ£o estĆ£o abertos ao pĆŗblico e que servem apenas de ‘armazĆ©m’, de onde saem os produtos para os clientes.

Menos de dois anos depois, a Getir vai sair, nĆ£o sĆ³ de Portugal, mas tambĆ©m de Espanha e ItĆ”lia: a empresa anunciou, em comunicado, que Ā«pretende terminar as suas operaƧƵes, de forma ordenadaĀ» nestes trĆŖs mercados.

A empresa anuncia, contudo, que vai continuar a operar no Reino Unido, nos EUA, na Alemanha e nos PaĆ­ses Baixos; alĆ©m disto, a Getir confirmou que estĆ” a Ā«finalizar uma ronda de financiamentoĀ».

Esta saĆ­da de Portugal, Espanha e ItĆ”lia nĆ£o foi justificada de forma oficial pela Getir, mas Ć© fĆ”cil perceber a razĆ£o, com um detalhe que vem explicado no mesmo comunicado: os quatro mercados onde a app se mantĆ©m sĆ£o responsĆ”veis por Ā«96% das receitas da empresaĀ».

Ā©Getir / DR.
Ā©Getir / DR. | A Getir faz entregas de vĆ”rios produtos e tem sempre promoƧƵes que dĆ£o descontos ou produtos grĆ”tis.

Isto faz com que os mercados Sul da Europa fiquem apenas com 4% do peso nos lucros da Getir – extrapolando estes nĆŗmeros, e tendo em conta as dimensƵes dos paĆ­ses, Ć© muito provĆ”vel que Portugal seja apenas responsĆ”vel por 1% ou menos deste “bolo”.

Ā«A retirada da Getir destes trĆŖs mercados permitir-lhe-Ć” concentrar os seus recursos financeiros nos mercados existentes, onde as oportunidades de rentabilidade operacional e de crescimento sustentĆ”vel sĆ£o mais fortesĀ», acaba por dizer a Getir, em jeito de confirmaĆ§Ć£o desta teoria.

Em Portugal hƔ pelos menos quatro aplicaƧƵes com um modo de funcionamento semelhante Ơ da Getir, onde podemos fazer encomendas de produtos de supermercado: Quico (Continente), Bairro, Glovo e Bolt Food.

Para jĆ”, nĆ£o se sabe em que data concreta Ć© que a Getir sairĆ” de Portugal – a empresa termina o comunicado com um lacĆ³nico: Ā«De momento nĆ£o temos mais informaƧƵesĀ».

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].