Foi uma das linhas mais icónicas da LEGO durante os anos oitenta e noventa, que agora está de volta: os piratas tomam de assalto as lojas com um set gigante, de 70 cm.
Começou em 1989 e durou, consecutivamente, até 1997: a colecção LEGO Pirates teve dezenas de sets, com o mais popular a ser o galeão Barracuda, que viria a ser relançado em 2015. Mais recentemente, um projecto Ideas com este tema também foi lançado pela marca, o Pirates of Barracuda Bay.
Mas, agora, o regresso desta linha é mesmo oficial e o primeiro set já foi anunciado: a Fortaleza Eldorado é, na verdade, uma «actualização» do modelo lançado em 1989 (6276), uma construção que tinha 462 peças, oito minifiguras e 48 x 29 x 10 cm.
Agora, temos uma espécie de Fortaleza Eldorado em esteróides: são quase cinco vezes mais peças (2509), o que faz com que seja um set muito maior, com 70 x 24 x 27 cm. Este comprimento é relativo ao modelo em modo aberto, uma vez que podemos “fechar” a fortaleza e ficar com uma construção mais compacta. Já as minifiguras – piratas e soldados – continuam a ser oito.
Segundo a LEGO, esta set é «extremamente pormenorizado»: inclui um «porto a funcionar, uma cela de prisão, uma grua funcional, alçapões, um navio imperial com velas de tecido, o escritório do almirante, o posto de vigia com canhão e um pequeno barco a remos».
O preço também acaba por ser actualizado em relação ao original da Fortaleza Eldorado de 1989 – cerca de 60 euros. Em 2023, este set custa 214,99 euros.