Uma das «primeiras canções» que David Fonseca escreveu nos Silence 4 foi o ponto de partida para Paranoia, o tema com que o músico comemora este marco.
«There’s nothing left for me to borrow / I guess i’ll try again tomorrow»: esta é uma das letras que mais emblemáticas da música nacional, do fim dos anos 90.
Borrow, o tema que foi o primeiro single dos Silence 4 (Silence Becomes It, 1998), é agora o “rastilho” que David Fonseca usa para compor um novo tema, que acaba por ser a música comemorativa dos seus 25 anos de carreira: Paranoia.
A música foi criada com samples de Borrow com a ajuda de um controlador/caixa de ritmos – o músico partilhou o momento na sua conta de Instagram; Paranoia tem uma sonoridade com a «matriz pop característica» de alguns dos seus projectos mais recentes: Radio Gemini e Living Room Bohemian Apocalypse.
«Quis celebrar estes 25 anos de forma diferente e criativa: decidi escrever canções novas a partir de samples da minha própria música. Foi um processo aventureiro e em busca de horizontes musicais diferentes da canção que a originou, uma verdadeira surpresa a cada passo que dei na sua construção», explica David Fonseca.
Paranoia está disponível no Spotify; o videoclip também pode ser visto no YouTube.