Da pandemia para a padaria: o Pão do Beco começou como hobby e agora tem uma loja

Este espaço tem ainda um menu de restaurante com várias opções para almoçar, brunch ou lanchar: Ovo Tornado com Kimchi Caseiro ou Tártaro do Lombo estão entre as opções.

©Pão do Beco
©Pão do Beco

António e Lourenço José de Mello tiveram a ideia durante o confinamento e transformaram-na em negócio: aqui, a estrela é o pão de «massa mãe», com «fermentação lenta e natural».

Foram dezenas os negócios cujas ideias nasceram durante a pandemia e os períodos de confinamento – o Pão do Beco é mais um que vê a luz do dia. Esta padaria «tradicional» abriu em Lisboa e foi criada pelos irmãos António e Lourenço José de Mello.

Como acontece em várias padarias com este conceito (como a Gleba ou as lojas de Vítor Sobral), usa-se massa mãe – apenas farinha e água; com este ingrediente, é possível fazer pão com «fermentação lenta e natural».

A António e Lourenço junta-se Diego Haupenthal, responsável pelos bolos que também há no Pão do Beco: «Croissants, Pain Au Chocolat, Pain Suisse e Danish de Fruta» são algumas das criações deste chef pasteleiro.

O espaço tem ainda um menu com várias opções para almoçar, comer um brunch ou lanchar: Ovo Tornado com Kimchi Caseiro (em bun de brioche, com crème fraîche), a Tosta Vegan (tofu fumado, tomate-cereja e pesto vermelho de pimento fermentado) e o Tártaro do Lombo (servido com batatas fritas caseiras).

Para sobremesa há Iogurte Caseiro (com granola de pão e fruta da época) e Mousse de Chocolate da Casa (com caramelo e igualmente com este tipo de granola). O Pão do Beco fica na Rua Passos Manuel, na zona de Arroios; para mais informações, pode usar o telefone 910 928 366. O menu completo está aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].