BiciZen: esta app nacional quer ciclistas a partilhar dados sobre estacionamento de bicicletas e estado das ciclovias

©Tomi Vadász
©Tomi Vadász

Criada por um investigador da Universidade de Aveiro, a BiciZen é uma app gratuita «destinada a tornar as regiões urbanas mais cicláveis e a melhorar a experiência global dos ciclistas urbanos».

O conceito é quase o de uma rede social para ciclistas: a BiciZen quer ser uma comunidade onde se partilham informações sobre «estacionamento de bicicletas, roubo, segurança, conflitos com outros utentes da estrada e obstruções nas ciclovias».

Esta plataforma acaba, assim, por ter um objectivo que também está no cerne das apps Na Minha Rua (criada pela CM Lisboa) e FixCascais (da CM Cascais): identificar problemas ou «sugerir melhorias nas infra-estruturas de ciclismo»; contudo, os utilizadores também são convidados a «relatar experiências de ciclismo positivas».

©Universidade de Aveiro | Paulo Batista
©Universidade de Aveiro | Paulo Batista foi um dos autores desta app, que reunir investigadores de mais quatro universidades europeias.

Estas sugestões são, depois, enviadas «directamente» à «equipa de investigadores», para que os autores da BiciZen possam criar «programas de investigação conjuntos no espírito do conceito de ‘ciência-cidadã’».

Paulo Batista, investigador da Universidade de Aveiro, foi um dos criadores desta app, em parceria com responsáveis de mais quatro instituições de ensino europeias: as universidades Autónoma de Barcelona (Espanha), Cidade de Dublin (Irlanda), Tampere (Finlândia) e Twente (Holanda).

Outro dos objectivos da app é lutar contra o «declínio no uso da bicicleta», identificado pela equipa de Paulo Batista, um cenário que apenas pode ser revertido com um «levantamento exaustivo dos problemas enfrentados pelos ciclistas».

©BiciZen |
©BiciZen | Para já, em Portugal, a BiciZen apenas tem disponíveis dados relativos à cidade de Aveiro.

A app é gratuita é está disponível para iOS e Android. Todas as informações sobre a BiciZen estão aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].