Atenção a quem anda de carro em Lisboa: a Baixa e a zona ribeirinha vão estar cortadas ao trânsito durante dois anos

Para tentar minimizar os constrangimentos de trânsito nestas zonas, o presidente da câmara anunciou ainda a chamada '5.ª Circular'.

©CML
©CML

As obras de expansão do metro, na rede de saneamento de Lisboa e a aplicação do novo Plano Geral de Drenagem vão provocar muitos constrangimentos de trânsito na capital. Vêm aí dois anos de circulação muito complicada em Lisboa.

A partir de dia 26 de Abril vai ser mais difícil andar de carro em Lisboa. A zona ribeirinha já estava a ser alvo de várias intervenções, principalmente na Avenida 24 de Julho, com vários cortes e desvios de trânsito, mas a situação vai agravar-se.

Em causa está o encerramento ao trânsito de uma extensa faixa de circulação entre a Infante Santo e a Avenida Mouzinho de Albuquerque, devido a três grandes obras: expansão do metro, Plano Geral de Drenagem e rede de saneamento de Lisboa.

Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, as estradas vão ficar cortadas ao trânsito durante dois anos, ou seja, até 2025. As únicas excepções são os moradores ou trabalhadores em estabelecimentos destas zonas, incluindo toda a Baixa.

©CML
©CML | O objectivo da 5.ª Circular é desviar o trânsito da Baixa e da zona ribeirinha pela zona interior da cidade.

Mesmo assim, veículos com mais de «3,5 toneladas estão proibidos» e os horários de cargas/descargas «serão mais limitados», confirmou Carlos Moedas durante uma sessão em que apresentou estas alterações de mobilidade em Lisboa.

Para tentar minimizar os constrangimentos de trânsito nestas zonas, o presidente da câmara anunciou ainda a chamada ‘5.ª Circular’, uma alternativa à Baixa de Lisboa e à zona ribeirinha, entre Alcântara e o Parque das Nações, com passagem pelas zonas da Estrela, Rato, Conde Redondo, Praça do Chile e Rua Paiva Couceiro.

Todas as mudanças à circulação de trânsito, cortes de estradas e outros condicionamentos que vão acontecer a partir de 26 de Abril e ficar em vigor durante dois anos, podem ser consultados no site da Câmara Municipal de Lisboa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].