Alcácer do Sal: Perca-se por Entre Romanos e Mouros nas Labirínticas Ruas de Alcácer do Sal

©Rentola
©Rentola

A apenas uma hora de carro de Lisboa, ergue-se uma das primeiras cidades da Europa e um ponto de confluência de diversas civilizações. Fusão da presença romana e islâmica, Alcácer do Sal é um imponente centro histórico e cultural sobre a margem norte do Sado.

Portugal é um país cada vez mais diverso nos destinos que oferece. Longe vão os tempos em que Lisboa, Serra da Estrela e Algarve exerciam o domínio exclusivo do itinerário viajante dos portugueses. Existem cada vez mais regiões, sub-regiões, cidades e vilas a atrair turistas e novos habitantes, nacionais e estrangeiros.

Um dos destinos que mais se tem vindo a destacar neste panorama é Alcácer do Sal. A cidade foi um privilegiado palco da História, onde se cruzaram marcantes civilizações como a dos povos fenícios, cartagineses, romanos e, claro, islâmicos.

Confluência de Impérios e um Lugar de Sonho para Visitar… e Viver

Em simultâneo com a torrente turística, e numa altura em que se regista um êxodo citadino provocado pelo aumento das rendas e pela crescente facilidade de trabalho remoto, Alcácer do Sal tem sido um exemplo também da atração de nómadas digitais e de novos habitantes através, sobretudo, do seu pujante mercado de habitação de arrendamento, como pode ver aqui.

Este efeito é também visível no centro histórico, através da recuperação do património e do edificado de casas e apartamentos de habitação, que valorizou ainda mais este extraordinário destino.

Nesta que é uma porta para o Alentejo, o visitante é embalado pela tranquila imponência de Alcácer sobre a margem norte do Sado. O cenário idílico em que se conjugam o rio, o centro histórico, a natureza envolvente e o castelo tem atraído turistas e novos residentes de todo o país e de todo o mundo.

Alcácer do Sal, ou Al-Kassr- topónimo de origem árabe que dá nome à cidade e simboliza o domínio do castelo sobre a paisagem alcacerense-, atrai os seus visitantes pelas suas pitorescas e labirínticas ruas do centro histórico, senhoras de uma arquitetura diversa, resultado da fusão das presenças romana, árabe e portuguesa.

O centro histórico é ainda o local certo para saborear outro dos subprodutos desta miscelânea cultural. A gastronomia de Alcácer é decisivamente marcada pelas mais diversas interpretações dos abundantes e ricos produtos locais pelos povos que ali se estabeleceram. O resultado pode ser provado nos diversos restaurantes tradicionais do centro histórico, sob a forma de ensopado de enguias ou de sopa de beldroegas.

Alcácer, uma Ideia de Roteiro

Al-Kassr só pode ser considerada “conquistada” pelos visitantes que conheçam os três locais mais marcantes da sua longa história enquanto contínuo histórico de diálogo e herança interculturais.

O Castelo

O castelo, erigido no século XII pelo califado almóada, foi reconquistado pelos cristãos portugueses, em 1158, sob a égide do primeiro rei português. É então doado à Ordem de Santiago e, já no século XVI, transformado em mosteiro.

Atualmente, funciona como Pousada de Portugal e é palco de diversas iniciativas, sendo visita obrigatória para qualquer visitante que deseje sentir o peso da história de Alcácer do Sal e de Portugal e apreciar a beleza e a envolvência da paisagem.

Igreja do Espírito Santo

A Igreja do Espírito Santo foi construída entre os séculos XIV e XV e inclui diversos elementos de estilo manuelinos, como a janela lateral que dá para a Praça Pedro Nunes, que resulta nas melhores fotografias e vídeos para publicar.

Diversos historiadores defendem, não sem polémica, que foi precisamente aqui que o Rei D. Manuel se casou, em segundas núpcias, com a Infanta D. Maria de Castela.

A igreja foi, durante séculos, e aí com toda a certeza, o centro da vida social da cidade alcacerense e um impressionante testemunho da história da localidade.

Praça Pedro Nunes

Pedro Nunes, o cosmógrafo e matemático português do século XVI, é a figura maior da terra e seu filho pródigo. A praça homónima é o centro nevrálgico da cidade, onde jaz a estátua e o museu que o homenageiam, bem como a Câmara Municipal.

A praça Pedro Nunes, voltada para a beleza e tranquilidade do rio e com acesso direto à ponte pedonal que liga as duas margens sadinas, é um local bastante fotogénico e de passagem obrigatória para todos os seus visitantes.

Centro Histórico

O belíssimo centro histórico de Alcácer do Sal é outro dos pontos a não perder. Aqui, recomenda-se o palmilhar das suas labirínticas ruas de casas típicas a pé, para sentir o pulso à génese cultural alcacerense.

É no centro que poderá usufruir de um fascinante passeio que o levará a um Portugal do antigamente, com sedimentos arquitetónicos e patrimoniais de diversas épocas.

Além do mais, será por aqui que poderá encontrar a melhor gastronomia de Alcácer, com cafés e restaurantes que oferecem tanto os sabores mais tradicionais como a reinterpretação destes com uma abordagem mais moderna.

Um Destino a Ter em Conta

Com fáceis e rápidos acessos a Lisboa, a Évora e a Setúbal, Alcácer funciona na perfeição como escapadinha por si só, como uma interessante paragem extra numa viagem a Setúbal e a Troia ou muito bem como a primeira paragem na sua rota pelo Alentejo.

O património cultural, a beleza natural e a sua atraente pacatez são as principais razões que têm levado, todos os anos, milhares de visitantes a acorrer às magníficas terras alcacerenses. E assim continuará.