A competição de fotografia da Fnac entra na sua 18.ª edição e vai desafiar a captar imagens que mostrem a «evolução das sociedades, da cultura e da tecnologia nas cidades».
Algarve, Sul do Tejo, Madeira, Minho, Porto, Lisboa, Cascais, Leiria/Coimbra e Aveiro/Viseu – são estas as regiões e cidades por onde vão passar as maratonas de fotografia da Fnac, em 2023.
O conceito é o mesmo de sempre: é preciso fazer uma inscrição (até 3 de Junho) para uma destas localizações e, depois, há um percurso que tem de ser feito, com um guia da Fnac – é durante este passeio que os candidatos devem tirar as fotografias.
Para fazer uma inscrição (online ou nas lojas físicas) é preciso pagar 35 euros; quem tiver cartão Fnac, tem um desconto de cinco euros. Este valor inclui «transporte ao longo do percurso (a partir do ponto de encontro), refeição (almoço ou jantar) e todas as visitas/actividades culturais incluídas no programa».
Por exemplo, na Madeira vai haver um «safari fotográfico»; no Porto, será possível fotografar no interior da Câmara Municipal, na Nazaré, está programada uma visita o farol no cabo de Santo Agostinho (onde o público assiste às ondas gigantes) e, no Algarve, subir a bordo da réplica da Caravela Boa Esperança, que está em Lagos.
As inscrições podem se feitas aqui e cada localização tem uma descrição das actividades. O prémio, para o vencedor, é de 750 euros; vai ainda haver duas menções honrosas, no valor de 150 euros, cada (tudo em cartão de oferta Fnac).