Atenção, Tesla e Polestar. A chinesa BYD é a nova marca de automóveis 100% eléctricos em Portugal

Este fim-de-semana, no Ecar Show (FIL), vai ser possível experimentar um dos automóveis eléctricos da BYD, o Atto 3.

Esta semana, a BYD apresentou-se oficialmente em Portugal e vai ter os seus três automóveis em exposição no Ecar Show, que acontece entre 12 e 14 de Maio, na FIL.

A Tesla e a Polestar deixaram de ser as únicas marca puramente eléctricas em Portugal; a partir deste mês, as suas passam a ter a concorrência da chinesa BYD (Build Your Dreams – em tradução livre ‘constrói os teus sonhos).

Em Portugal, a marca vai vender três automóveis, todos 100% eléctricos, com preços a partir de 40 mil euros. Segundo a marca chinesa, estes modelos «têm por base tecnologia avançada e soluções inovadores, como a e-Platform ou a Blade Battery».

O C-SUV BYD Atto 3 (na foto de destaque) será o automóvel de entrada de gama, com um preço-base de 41 990 euros. Com uma bateria de 60,5kWh, este modelo terá uma autonomia de até «565 km em ciclo urbano e 420, em ciclo combinado».

©BYD
©BYD | Em Portugal, a marca chinesa vai vender três automóveis: Tang, Atto 3 e Han.

No portfólio da BYD, segue-se o Tang (72 570 euros), também um SUV, mas com um formato familiar. Este automóvel tem sete lugares, tracção às quatro rodas e pode chegar aos 528 km, se fizer apenas circuitos urbanos; se juntarmos autoestrada, a autonomia diminuiu para os 400 km.

Finalmente, há um sedan desportivo topo de gama, com o mesmo preço do Tang. Com 517 cavalos (380 kW), o Han também tem tracção às quatro rodas e é, dos três, o que tem mais autonomia: 662 km em cidade e 521 em ciclo combinado.

©BYD
©BYD | No habitáculo dos BYD dominam os dois ecrãs: o do infoentretenimento e o que mostra o velocímetro e outras informações sobre a condução.

Estes três automóveis já podem ser comprados em Portugal; a marca tem um stand (a Pioneer Store) em Lisboa e vai estar presente no Ecar Show, que decorre na FIL entre 12 e 14 de Maio. Aqui, os visitantes vão poder experimentar o Atto 3.

Todos os detalhes sobre os modelos da BYD podem ser vistos no site oficial desta marca chinesa, que chega a Portugal em parceria com a Salvador Caetano.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].