Asteroid City: o próximo festival de cor de Wes Anderson estreia em Portugal em Junho

Segundo a Universal Pictures, a acção de Asteroid City decorre numa «cidade ficcional em pleno deserto americano, por volta de 1955».

O próximo filme de Wes Anderson a chegar aos cinemas é uma história de ficção científica e a primeira vez que Bill Murray não entra numa produção deste realizador, em 25 anos.

O sucessor de The French Dispatch (2021) já tem data de estreia em Portugal. Asteroid City, a 11.º longa-metragem de Wes Anderson estreia a 22 de Junho e traz um elenco de luxo.

Aos protagonistas, Tom Hanks, Jason Schwartzman e Scarlett Johansson, juntam-se nomes como Tilda Swinton, Bryan Cranston, Edward Norton, Steve Carell, Matt Dillon, Willem Dafoe, Margot Robbie e Jeff Goldblum.

De fora fica Bill Murray, o “actor-talismã” de Wes Anderson, que participou em todos os filmes deste realizador, desde Rushmore (1998). O actor teve COVID no início da produção de Asteroid City e foi substituído por Steve Carell.

Segundo a Universal Pictures, a acção de Asteroid City decorre numa «cidade ficcional em pleno deserto americano, por volta de 1955». Aqui, durante uma convenção de Observadores Cósmicos/Cadetes Espaciais, «organizada para juntar estudantes e pais de todo o país numa competição escolar, com oferta de bolsas» há uma suposta visita de extraterrestres.

©Universal Pictures
©Universal Pictures | Tom Hanks é um dos protagonistas do novo filme de Wes Anderson.

O tema da ficção científica espacial é uma estreia no “universo cinematográfico” de Wes Anderson, embora pelo trailer se perceba que todas as principais marcas do realizador estão lá: a intensidade e escolha das cores, além dos planos.

Esta convenção é, assim, «espectacularmente perturbada por eventos que mudarão o mundo». Além de realizar Asteroid City, Wes Anderson também assina o argumento, mais uma vez em parceria com Roman Coppola, com que começou a trabalhar em The Darjeeling Limited (2007).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].