O próximo filme de Wes Anderson a chegar aos cinemas é uma história de ficção científica e a primeira vez que Bill Murray não entra numa produção deste realizador, em 25 anos.
O sucessor de The French Dispatch (2021) já tem data de estreia em Portugal. Asteroid City, a 11.º longa-metragem de Wes Anderson estreia a 22 de Junho e traz um elenco de luxo.
Aos protagonistas, Tom Hanks, Jason Schwartzman e Scarlett Johansson, juntam-se nomes como Tilda Swinton, Bryan Cranston, Edward Norton, Steve Carell, Matt Dillon, Willem Dafoe, Margot Robbie e Jeff Goldblum.
De fora fica Bill Murray, o “actor-talismã” de Wes Anderson, que participou em todos os filmes deste realizador, desde Rushmore (1998). O actor teve COVID no início da produção de Asteroid City e foi substituído por Steve Carell.
Segundo a Universal Pictures, a acção de Asteroid City decorre numa «cidade ficcional em pleno deserto americano, por volta de 1955». Aqui, durante uma convenção de Observadores Cósmicos/Cadetes Espaciais, «organizada para juntar estudantes e pais de todo o país numa competição escolar, com oferta de bolsas» há uma suposta visita de extraterrestres.
O tema da ficção científica espacial é uma estreia no “universo cinematográfico” de Wes Anderson, embora pelo trailer se perceba que todas as principais marcas do realizador estão lá: a intensidade e escolha das cores, além dos planos.
Esta convenção é, assim, «espectacularmente perturbada por eventos que mudarão o mundo». Além de realizar Asteroid City, Wes Anderson também assina o argumento, mais uma vez em parceria com Roman Coppola, com que começou a trabalhar em The Darjeeling Limited (2007).