Planteiga: o novo creme vegetal da Planta promete «70% menos impacto climático que a manteiga de origem animal»

Segundo a Planta, esta nova opção é feita «com 100% ingredientes naturais e sem óleo de palma»; para substituir este último, a marca usou óleos de colza e girassol.

©Trendy Report
©Trendy Report

‘Pão com Planta’ é um slogan que ficou famoso durante a década de noventa para promover as margarinas desta marca. Agora há uma alternativa para barrar esse pão.

A Planta acaba de lançar tem duas alternativas às suas margarinas. A novidade são duas Planteigas (uma palavra criada a partir do nome da marca, ‘Planta’ e ‘manteiga’), com e sem sal. A marca diz que são uma «alternativa plant-based à manteiga», na linha do que já acontecia com a sua versão de Soja.

O factor diferenciador tem que ver com o claim destes cremes vegetais: têm «70% menos impacto climático que a manteiga de origem animal». A Planta faz esta afirmação com base «numa avaliação realizada em 2022 pela Quantis sobre o ciclo de vida da Planteiga em comparação com manteigas de origem animal».

As Planteigas (com e sem sal) juntam-se ainda a uma outra versão do creme vegetal Planta Sabor a Manteiga, mas este será mesmo um produto, não para quem quer um creme vegetal per si, mas sim dirigido ao «tradicional consumidor de manteiga animal».

©Planta / Upfield
©Planta / Upfield | Por cem gramas, a Planteiga com sal tem mais calorias que a Planta Sabor a Manteiga (713 contra 672), além de mais gorduras saturadas: 31 / 20 gr.

Segundo a Planta, esta nova opção é feita «com 100% ingredientes naturais e sem óleo de palma»; para substituir este último, a marca usou óleos de colza e girassol. Na lista estão ainda gordura de côco, água, preparado de favas, lecitina e caroteno (um corante). Na versão com sal (1,1 gr/100gr), é usado sal marinho.

Disponíveis em embalagens de 200 gramas, as Planteigas custam 1,97 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].