Nação Valente, o novo filme português sobre a Guerra Colonial chega aos cinemas em Abril

Nação Valente «invoca os fantasmas do passado colonial angolano», com a história a começar em 1974, um ano antes de ser decretada a independência de Angola.

©Terratreme | Nação Valente
©Terratreme

A Guerra Colonial volta a ser adaptada ao cinema, desta vez num filme de Carlos Conceição. João Arrais, Anabela Moreira, André Cabral e Leonor Silveira são os protagonistas.

Nação Valente vai ser o próximo filme a chegar aos cinemas a retratar a Guerra Colonial (1961-1974); este tema já foi abordado noutras produções nacionais, com Cartas da Guerra a ser um dos principais filmes do género, a que também se pode juntar A Costa dos Murmúrios.

Com realização do Carlos Conceição, e produção a cargo da Terratreme, Nação Valente «invoca os fantasmas do passado colonial angolano», com a história a começar em 1974, um ano antes de ser decretada a independência de Angola.

«Os portugueses e os seus descendentes estão a fugir do país, enquanto os revolucionários angolanos reclamam gradualmente a sua terra de volta. Uma rapariga mumuíla descobre o amor e o perigo quando o seu caminho se cruza com o de um militar português. Por outro lado, um grupo de soldados, completamente isolados do mundo exterior, cumpre cegamente as ordens brutais do seu comandante, em nome do serviço à Pátria», pode ler-se na sinopse partilhada pela Terratreme.

©Terratreme | Nação Valente
©Terratreme | Nação Valente chega aos cinemas a 20 de Abril.

No elenco de Nação Valente estão João Arrais (que podemos ver na série Praxx, da Opto), Anabela Moreira, Gustavo Sumpta, Miguel Amorim, João Cachola, Ivo Arroja, Sílvio Vieira, Vicente Gil, Diogo Nobre, André Cabral, Ulé Baldé, Leonor Silveira e Meirinho Mendes.

O filme, que chega aos cinemas nacionais a 20 de Abril, teve a sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Locarno 2022, onde recebeu duas distinções: o Prémio Europa Cinemas (melhor filme europeu) e o Prémio do Júri Jovem.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].