Cinema no feminino: Netflix estreia cinco filmes portugueses realizados por mulheres

Estes filmes foram os vencedores (entre 31 candidaturas) de uma convocatória aberta lançada pela Netflix e pela Academia Portuguesa de Cinema.

©Soa | Raquel Castro
©Soa | Raquel Castro

Esta Sexta-Feira, os vencedores da convocatória aberta da Netflix para apoiar realizadoras nacionais chegam à plataforma. Um dos filmes esteve indicado para a nomeação aos Óscares.

A Metamorfose dos Pássaros, Desterro, Mar, Simon Chama e Soa são os filmes que estreiam amanhã na Netflix. O primeiro foi o indicado pela Academia Portuguesa de Cinema para a possibilidade de representar o País nos Óscares 2022.

Estes filmes foram os vencedores (entre 31 candidaturas) de uma convocatória aberta lançada pela Netflix e pela Academia Portuguesa de Cinema, cujo objectivo foi «apoiar produtoras, guionistas e realizadoras nacionais» com obra criada entre 2019 e 2020, dando-lhes visibilidade na sua plataforma de streaming.

Desterro (Maria Clara Escobar) «questiona a ideia de família na sociedade contemporânea»; Mar (Margarida Gil/Rita Benis) conta a história de ex-funcionária da Comissão Europeia que decide fazer a «rota dos descobridores portugueses» a bordo de um veleiro.

Simon Chama (Marta Sousa Ribeiro/Joana Peralta) mostra a vida de uma adolescente «que procura escapar das amarras típicas da vertigem existente entre a infância e a idade adulta»; Soa (Raquel Castro/Isabel Machado – imagem de destaque) é sobre som, «paisagens sonoras» e como isto «afecta as pessoas».

Finalmente, A Metamorfose dos Pássaros (Catarina Vasconcelos/Joana Gusmão) é um filme que «retrata a história da família da cineasta Catarina Vasconcelos, abordando temas complexos como o amor, a distância a maternidade».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].