Marlene Vieira estreia-se num programa de autor: vai ensinar a fazer receitas de chef no Casa e Cozinha

No primeiro episódio, Marlene Vieira vai fazer Lombo de Bacalhau com Creme de Caldo Verde e Francesinha de Bife de Atum.

A televisão não é um meio novo para Marlene Vieira: a chef foi uma das juradas dos reality shows Chef’s Academy e Masterchef. Agora, estreia-se na condução de um programa.

É a 20 de Março, que Marlene Vieira vai começar um novo projecto em televisão: Cozinha de Chef é o seu novo programa de autor, o seu primeiro deste género na televisão. Actualmente, a chef é ainda autora do Café das 3 (na rádio RDP Internacional) onde dá sugestões de receitas.

Na televisão, Marlene Vieira passa a ser uma das caras do canal Casa e Cozinha, com um programa onde vamos ficar a conhecer as receitas que «marcaram a carreira da chef, desde a sua infância até ao presente, como os truques dos grandes chefs da gastronomia, misturados com um toque de criatividade e ousadia».

O conceito do Cozinha de Chef passa por apresentar duas receitas, que alternam entre três abordagens: ‘Fine Dining’, com técnicas de alta cozinha; ‘Caseiro Mas Com Classe’, para o dia-a-dia; e ‘O Melhor de Portugal’, onde se recriam «pratos tradicionais portugueses com um toque diferenciador». Esta última acaba por ser a de Comtradição, o programa de Henrique Sá Pessoa no 24 Kitchen.

©Manuel Manso - Marlene
©Manuel Manso – As gravações do programa Cozinha de Chef acontecem no restaurante da chef, o Marlene.

Cozinha de Chef, que é gravado do restaurante da chef, o Marlene, vai ter onze episódios, cada um com 24 minutos, onde cabem ainda duas rubricas: ‘As Dicas da Chef’ (em que Marlene Vieira partilha truques ou sugestões de aproveitamento de ingredientes) e ‘O Conselho da Sommelier’ (em que Gabriela Marques, sommelier do restaurante Marlene, sugere sempre vinhos para os pratos que a chef fez no programa).

O primeiro episódio, em que Marlene Vieira vai fazer Lombo de Bacalhau com Creme de Caldo Verde e Francesinha de Bife de Atum, vai para o ar a 20 de Março, pelas 20:30 – os restantes passam sempre à mesma hora, de Segunda a Sexta, o que significa que o último programa é transmitido a 3 de Abril.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].