Para a edição que comemora os vinte anos do festival de cinema independente de Lisboa, a organização “convidou” filmes realizados por nomes muito ligados ao Indie.
Entre 27 de Abril e 7 de Maio, o São Jorge, a Culturgest, a Cinemateca Portuguesa e o Cinema Ideal voltam a receber uma edição do IndieLisboa. Este ano, o festival comemora o seu vigésimo aniversário e faz um tributo aos principais realizadores que marcaram presença nas várias edições.
Com o mote ‘O Regresso dos Prodígios’, o IndieLisboa volta a ter filmes de Ali Cherri, Ana Vaz, Lois Patiño e Lola Quivoron na Competição Internacional, respectivamente Le Barrage, É Noite na América, Samsara e Rodeo.
Aqui, ao todo, são 12 longas e 29 curtas sobre «relações familiares, violências invisíveis e transcendências», explica a organização do IndieLisboa.
Outra área que já tem o programa definido é a Boca do Inferno, dedicada ao «desconcertante e ao bizarro». Este ano, há filmes que variam entre «comédias ácidas cringe até adaptações de clássicos sci-fi japoneses».
Serão sete longas e sete curtas-metragens de nomes como Quentin Dupieux, Kristoffer Borgli, Daphne Gardner e Vedran Rupic. Contudo, o destaque é a sessão com o filme Pearl (que estreou no Festival de Veneza 2022), mais recente de Ti West, protagonizado por Mia Goth.
Nas próximas semanas serão anunciados os filmes que vão fazer parte das restantes secções do IndieLisboa, como a Competição Nacional e os Novíssimos. Os horários e locais dos filmes serão divulgados quando a restante programação for revelada.
Os bilhetes já podem ser comprados em versão early bird: há cem cadernetas com vouchers para dez sessões por 27,50 euros à venda na TicketLine. Todas as informações de como se fazem as trocas de vouchers por bilhetes estão aqui.