As Três da Manhã vão receber quatro gatos em ano de 20.º aniversário: Miguel Góis, Tiago Dores, Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela

Durante uma semana, os Gato Fedorento vão ser os convidados de quatro programas especiais na Rádio Renascença.

©RTP | Gato Fedorento
©RTP

O programa da Rádio Renascença com Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques vai assinalar os vinte anos dos Gato Fedorento com quatro emissões especiais.

Começou como uma brincadeira de quatro amigos, com poucos (ou nenhuns recursos) nos antigos estúdios e escritórios da SIC em Carnaxide, mas antes foi Fernando Alvim que lhes deu tempo de antena em Perfeito Anormal.

Miguel Góis, Tiago Dores, Ricardo Araújo Pereira e José Diogo Quintela juntavam-se nos corredores, parques de estacionamento e estúdios desocupados da estação de TV para gravar os sketches que escreviam.

©YouTube
©YouTube | Ficou célebre a rubrica ‘A Minha Vida Dava um Filme Indiano’ no Perfeito Anormal, protagonizada por RAP e Zé Diogo Quintela.

Esta aventura começou em 2003 e, mesmo sem redes sociais e YouTube, tornou-se viral: os Gato Fedorento fizeram dezenas de skecthes que passaram na SIC Radical e o sucesso acabou por ser estrondoso: expressões como ‘kunami’, ‘o que tu queres, sei eu’, ‘o papel, qual papel?’, ‘eles falam, falam, mas não os vejo a fazer nada’ (vídeo em baixo) e muitas outras acabaram por se tornar populares à “boleia” deste colectivo de humor com ares de Monty Python.

Em 2023, os Gato Fedorento fazem vinte anos e, para celebrar a data não vai haver uma reunião especial para um programa de TV ou a clássica tour pelas salas de espectáculo – pelo menos, para já.

O grupo vai, sim, estar à vez nas Três da Manhã, o programa da Rádio Renascença com Ana Galvão, Inês Lopes Gonçalves e Joana Marques, para partilhar e lembrar histórias que marcaram a sua carreira. O primeiro será Miguel Góis, dia 27 de Março; seguem-se Tiago Dores (28), Ricardo Araújo Pereira (29) e, por último, Zé Diogo Quintela (30).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].