Abriu-se a POR:TA para mais apoios às artes: esta plataforma quer ajudar artistas visuais e performativos, músicos e artesãos

A principal forma de financiamento da POR:TA são os donativos, que podem ser feitos por qualquer pessoa.

©Ari He
©Ari He

Criada por um director criativo, uma consultora de arte e um advogado, a POR:TA vai oferecer «oportunidades de financiamento, mentoria e colaboração» a vários artistas.

José Cabaço (director global de conceito criativo e storytelling da Adidas), Brooke Waterhouse (fundadora da empresa de consultoria de arte e cultura The House Of Water) e Henrique Peyssonneau Nunes (advogado especialista em imigração na CMS) são os criadores da POR:TA.

A Por Todas As Artes é uma «associação sem fins lucrativos e plataforma que apoia artistas visuais e performativos, músicos e artesãos, nacionais ou estrangeiros sediados em Portugal»; o objectivo passa por «abrir caminho para oportunidades de financiamento, mentoria e colaboração».

Entre os «principais compromissos» da POR:TA estão, além destes, ajudar os artistas a encontrar «espaços para exposições, residências artísticas e pop-ups»; e «identificar talento local e incentivar colaborações com homólogos internacionais, nomeadamente nas indústrias da arte e do design».

©POR:TA | Projecto Portas
©POR:TA | O Projecto Portas é uma das primeiras iniciativas culturais da associação.

Neste momento, a POR:TA já está a apoiar alguns artistas/projectos culturais – entre estes, estão Bela Ensemble (música), Passa ao Futuro (artesanato), Matilde Travassos (Fotografia) e Mari Segura (música).

Para assinalar o lançamento da POR:TA, a associação apresentou o Projeto das Portas, uma exposição de dezassete portas de madeira antigas encontradas «palácios e casas privadas», recuperadas e transformadas em «obras de arte» (uma destas foi feita por Vhils), que pode ser vista no Palácio de São Vicente, em Lisboa.

A principal forma de financiamento da POR:TA são os donativos, que podem ser feitos por qualquer pessoa: basta preencher o formulário que está na secção ‘Donations’ no site da plataforma.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].