A marca conhecida pelas suas garrafas azuis, que podem ser enchidas em Fontes de Filtragem, deve chegar a trezentas lojas Pingo Doce até final de 2022.
Já são 226, os supermercados Pingo Doce a terem disponíveis as fontes de água filtrada da Eco, que permitem fazer refill com as garrafas desta marca nacional.
A ideia passa por combater o uso de plástico: é apenas necessário comprar uma das duas garrafas (1,5 ou 3 litros, por 1,50 e 1,80 euros) ou o garrafão (6 litros, 3 euros), também no Pingo Doce, e depois usar as máquinas que estão nas lojas para encher com água.
Até final do ano, a marca quer estar em trezentas destas lojas Jerónimo Martins – para confirmar se um supermercado tem uma Fonte de Filtragem Eco, pode usar o localizador que está em ecowaters.pt.
Um refill de água custa oito cêntimos por litro – encher a garrafa mais pequena, de 1,5 litros, fica por doze cêntimos; em comparação, uma garrafa de água de 1,5 litros de marca própria do Pingo Doce é três vezes mais cara: 36 cêntimos.
Como é natural, apenas podem ser usadas as garrafas Eco nestas fontes, sendo que o primeiro enchimento é grátis – para controlar isto, as operadoras de caixa colocam a pega numa garrafa, quando esta é adquirida pelo cliente.
Sobre o alargamento das Fontes de Filtragem a outras cadeias de supermercados, esta é uma realidade que não deve fazer parte dos planos da Eco. A marca diz que tem, em conjunto com o Pingo Doce, um «plano de expansão agressivo, no sentido de alcançar uma cobertura nacional com muita capilaridade». Em Espanha, contudo, a parceria é com o Carrefour.