Está encontrada a ‘Palavra do Ano’ 2022. Foi eleita com a maior percentagem de votos de sempre: 52%

Em segundo lugar ficou 'inflacção' e, em terceiro, 'urgências'.

©Lerone Pieters
©Lerone Pieters

A habitual iniciativa ‘Palavra do Ano’ elegeu ‘guerra’ como o vocábulo que mais reflecte a realidade de 2022. Esta escolha acaba por não ser uma surpresa devido co conflito entre Ucrânia e Rússia.

‘Guerra’ foi eleita ‘Palavra do Ano’ pelo público que participou nesta iniciativa da Porto Editora que já acontece há catorze anos. A escolha foi feita por 52% dos votantes, que acaba por ser a «maior percentagem de sempre» de uma palavra vencedora.

Em segundo lugar ficou ‘inflacção’ (18,8%), uma palavra que começou a tornar-se mais popular na segunda metade de 2022; e ‘urgências’ (6,6%), devido às situações de afluência massiva aos hospitais, igualmente no segundo semestre do ano passado.

@Porto Editora
@Porto Editora

No ranking de votações seguem-se ‘rainha’, ‘energia’, ‘seca’, ‘abusos’, ‘ciberataque’, ‘nuclear’ e ‘juros’, com percentagens baixas, entre 1,7 e 5,3%.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].