Ao Outono, segue-se o Inverno: isto é acontece na sequência natural das estações do ano e nos jantares sazonais do restaurante de alta cozinha de Marlene Vieira.
Depois de Rui Paula, Henrique Sá Pessoa e Óscar Geadas, vai haver há mais três chefs com estrelas Michelin a cozinhar no Marlene: António Loureiro (A Cozinha), Ricardo Costa (The Yeatman) e Julien Montbabut (Le Monument).
Este é o segundo jantar sazonal, com convidados, da nova série criada por Marlene Vieira, em 2022. O Inverno volta a ter um conceito que se foca no recurso a «produtos nacionais e sazonais» para «criar um menu ímpar, homenageando a diversidade e a essência da gastronomia portuguesa», diz a chef.
Com um formato igual ao jantar de Outono, desta vez o menu tem doze momentos (no anterior foram apenas sete). Entre os pratos que vão ser servidos estarão a lampreia, que ficará a cargo de António Loureiro; Ricardo Costa fica com o leitão e o atum; Julien Montbabut será o responsável pela truta e o pelo javali.
Finalmente, Marlene Vieira vai cozinhar um prato com salmonete e um dos seus «preferidos»: uma cabidela. A chef vai ainda ser a autora das sobremesas do jantar Inverno.
Em relação aos vinhos, que estão incluídos no menu e são seleccionados pela sommelier Gabriela Marques, há seis referências: Real Companhia Velha Bruto (espumante), Carvalhas Tinta Francisca 2017 (tinto), Quinta do Convento 2021 e 1999 (brancos), Quinta do Vallado Vinha da Coroa (tinto, em garrafa magnum) e Quinta da Devesa Porto (um branco com mais de cinquenta anos)
O jantar Inverno do Marlene acontece a 1 de Novembro e começa às 19 horas. O preço por pessoa é de 180 euros (mais 10 euros que o de Outono), com as reservas a terem de ser feitas pelo email [email protected] ou pelo 912 626 761.