Braille chega aos cartões bancários (e não só) pela mão da SIBS, em parceria com a ACAPO

O objectivo é permitir a utilização dos cartões de «forma mais autónoma, segura e privada».

A SIBS criou aquele que será o primeiro modelo de cartão com indicações em braille. A ideia é dar aos cegos e amblíopes mais autonomia para reconhecer os vários tipos de suportes.

No Dia Mundial do Braille, a SIBS anunciou o lançamento do «primeiro cartão inclusivo para pessoas com deficiência visual» em parceria com a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal. O objectivo é permitir a utilização dos cartões de «forma mais autónoma, segura e privada».

A novidade da SIBS pode ser usada em vários tipos de suportes: a empresa fala, não só em cartões bancários (débito e crédito), mas também em fidelização, de acesso ou pré-pagos. Aqui, podem entrar cartões de lojas, hipermercados ou gasolineiras, por exemplo.

©SIBS
©SIBS | O modelo de cartão com braille criado pela SIBS pode agora ser usado por bancos e lojas.

«O projecto de identificação de cartões inclusivos para pessoas com deficiência visual responde a um desafio já identificado pela ACAPO, mas para o qual ainda não existia uma resposta eficaz», lembra a SIBS. Até agora, os cartões tinham apenas um recorte em meia-lua que permitia a cegos e amblíopes perceber o lado correcto para usar terminais Multibanco.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].