A Murganheira é mais conhecida pelos seus espumantes, mas o portfólio desta produtora da região de Távora-Varosa também inclui os chamados ‘vinhos tranquilos’ – este é o mais recente.
Nas caves da Murganheira, não estagiam apenas os tradicionais espumantes que costumam estar nas mesas de Natal, Ano Novo, Páscoa ou outras ocasiões especiais. A produtora também faz vinhos brancos, tintos e rosés, divididos por ‘Selecções‘ e ‘Habituais‘.
Estes chamados ‘vinhos tranquilos’ (em oposição à agitação das bolhinhas de gás dos espumantes), não têm adição-extra de álcool ou açúcares, e têm um máximo de 14% vol. O mais recente Murganheira Sauvignon Blanc Reserva 2020 é um destes exemplos: fica-se pelos 13% vol.
Segundo a produtora, é feito «exclusivamente a partir de uvas seleccionadas Sauvignon Blanc» (como revela o nome), com «maceração criogénica e prensagem por prensa pneumática»; a fermentação foi feita «70% em cuba inox e 30% em barricas de quinhentos litros de carvalho francês». Finalmente, o estágio aconteceu em «barrica e em garrafa», com doze e dez meses, respectivamente.
«Com um aspecto brilhante, cor amarelo dourado, este Sauvignon Blanc apresenta aromas a figo rainha, espargo verde, mineral e notas de madeira onde fermentou. No sabor de realçar excelente acidez e volume de boca, elegante, figo Rainha com final persistente», descreve a Murganheira.
Sobre o pairing ideal, a produtora fala em carnes delicadas, peixe e marisco. O PVP ronda os 10 euros.