Do Douro ao Alentejo: 12 vinhos tintos para os jantares e almoƧos de Natal

Esta selecĆ§Ć£o tem preƧos para todos os gostos: desde os 9,80 euros do Alice Reserva (Vieira de Sousa) aos 260 euros do Passarella Vindima 2011.

Ā©Helena Lopes
Ā©Helena Lopes

Todos os anos, o TRENDY Report faz uma selecĆ§Ć£o de vinhos para beber no Natal e no Ano Novo. Em 2022, a primeira lista tem os doze tintos que mais nos chamaram a atenĆ§Ć£o nos Ćŗltimos meses.

Do Douro ao Alentejo, hĆ” muitos vinhos tintos que nos podem fazer companhia Ć  mesa e fazer pairing com os pratos da Ć©poca, desde o peru ao cabrito, passando pelas entradas de queijos e enchidos.

Este ano, a selecĆ§Ć£o do TRENDY Report tem doze tintos das principais regiƵes nacionais: Douro, Alentejo, DĆ£o e SetĆŗbal, com preƧos para todos os orƧamentos, desde os 9,80 euros do Alice Reserva (Vieira de Sousa) aos 260 euros do Passarella Vindima 2011.

Manoella Tinto 2020 | ā‚¬12,50


Da Wine&Soul, chega um vinho do Douro produzido com uvas Ā«pisadas a pĆ© em lagares de granito que, posteriormente, fermentaram durante oito dias. O Manoella Tinto 2020 Ć© feito com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Tinta Francisca; tem notas intensas e frescas de cereja, framboesa e ervas indĆ­genas.

PĆ“pa Reserve Tinto 2020 | ā‚¬11,50


Com um teor alcoĆ³lico de 13,5%, este Ć© mais um vinho criado com recurso a vĆ”rias castas: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinto CĆ£o. Segundo a produtora, Ć© um tinto com um Ā«nariz muito complexo, com notas evidentes de fruta, mas tambĆ©m de bosqueĀ»; tem um Ā«final longo e bom potencial de envelhecimentoĀ».

Casa da Passarella Vindima 2011 | ā‚¬260


O vinho mais caro desta lista vem do DĆ£o e traz Ā«130 anos de histĆ³ria no seu ADNĀ». Como dĆ” a entender o nome, o Casa da Passarella esteve onze anos em estĆ”gio; tem Ā«cor vermelho rubi, intenso e de grande complexidade aromĆ”ticaĀ», com destaque para Ā«fruta vermelha com especiarias e um toque balsĆ¢micoĀ».

Herdade das Servas Vinhas Velhas Tinto 2017 | ā‚¬30


A sexta colheita do Servas Vinhas Velhas Tinto foi feito com quatro castas: Alicante Bouschet, Touriga Nacional, AragonĆŖs e Petit Verdot. Com um teor alcoĆ³lico de 15%, Ć© um Ā«vinho lĆ­mpido com cor granada e laivos de violetaĀ»; nas notas, temos Ā«ameixa, cereja, figo, chocolate, especiarias e violetaĀ».

Herdade do Peso Revelado 2019 | ā‚¬15


Este Revelado (Vidigueira) resulta da Ā«selecĆ§Ć£o e preparaĆ§Ć£o de lotes que transmitem os aromas e sabores autĆŖnticos da regiĆ£oĀ». Criado com um Ā«blend de todos os solos e castas da Herdade do PesoĀ», Ć© um tinto com uma Ā«complexidade e estrutura ideal para acompanhar pratos de carne ou outros mais sofisticadosĀ».

Gloria Reynolds Tinto 2013 | ā‚¬60


A Reynolds Wine Growers, que produz vinho ao Alto Alentejo desde 1850, criou um vinho monocasta: 100% Alicante Bouschet. O Gloria Reynolds Tinto 2013 estagiou dois anos em barricas de carvalho francĆŖs e mais sete, em garrafa. Ā«Fresco e frutadoĀ», com uma Ā«estrutura forteĀ», faz pairing com pratos de alta gastronomia.

Dona Matilde Vinha dos CalƧos Largos 2020 | ā‚¬40


Feito a partir das vinhas velhas da Quinta Dona Matilde, com Ā«oitenta anos e trinta castas do DouroĀ» – o envelhecimento foi feito em cubas de inox durante dezoito meses. O CalƧos Largos 2020 (14% vol.) tem uma Ā«cor rubi forteĀ», com Ā«aroma intenso, taninos firmes e elegantes, boa acidez e volume de bocaĀ».

Alice Reserva Tinto 2021 | ā‚¬9,80


Da sub-regiĆ£o do Cima Corgo vem um tinto da Vieira de Sousa criado com um Ā«blend de castas tipicamente duriensesĀ», com destaque para a Ā«Touriga Nacional, a Touriga Francesa, a Tinta Roriz e a Tinta BarrocaĀ». A produtora descreve este vinho como
Ā«bastante elegante, com aromas de fruta fresca, notas florais e de especiariasĀ».

Serra MĆ£e Reserva Tinto 2018 | ā‚¬9,99


A produtora que se inspira no nome dado pelo poeta SebastiĆ£o da Gama Ć  Serra da ArrĆ”bida – Serra Mai – lanƧou recentemente uma nova imagem, e Ć  “boleia” desta novidade, novas colheitas Reserva. Este tinto tem uma Ā«robustez marcante, aliada a grande elegĆ¢nciaĀ»; o vinho estagiou doze meses em barricas de carvalho francĆŖs.

Casa Relvas Alicante Bouschet 2021 | ā‚¬15


DisponĆ­vel em garrafas de 0,75 e 1,5 litros, este Alicante Bouschet de 2021 foi feito com uvas das vinhas da Herdade de SĆ£o Miguel. Em termos de cor apresenta um Ā«tom rubi intensoĀ» e um Ā«aroma complexo de frutos vermelhos com notas terrosas e balsĆ¢micosĀ». Destaca-se ainda a Ā«frescura marcĆ”velĀ» e um Ā«final complexoĀ».

Vinha do Sobreiro Tinto 2016 | ā‚¬21,99


A nova referĆŖncia da produtora Lavradores de Feitoria vem da Quinta de Pias, na sub-regiĆ£o do Cima Corgo. Este vinho (Touriga Franca, Tinto CĆ£o e Tinta Roriz) estagiou em barricas de carvalho francĆŖs novas durante doze meses e Ć© um tinto com Ā«fruta madura, quase compotada, mas com uma grande frescuraĀ».

ColecĆ§Ć£o Privada DSF Grand Noir 2020 | ā‚¬14,90


A ColecĆ§Ć£o Privada Domingos Soares Franco dĆ” Ć  luz o segundo Grand Noir, um tinto monovarietal com um Ā«perfil aveludado e aromĆ”ticoĀ» e uma cor Ā«vermelha profunda com alguns laivos acastanhadosĀ». No nariz, tem Ā«aromas a chocolate negro, goiaba e cedroĀ»; na boca, Ā«revela notas a chocolate negro, goiaba e ameixa pretaĀ».

ComeƧou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĆ£ tĆ”ctil e praias selvagens do Alentejo. Ɖ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĆ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].