Província tem um novo chef italiano: Francesco Ogliari trouxe uma cozinha «criativa» próxima da «terra e dos produtores»

Carpaccio de Porchetta, Ravioli de Espinafres com Queijo de Cabra e Saltimbocca de Porco Nacional Bio são alguns dos novos pratos do Província.

©Província
©Província

De Évora para Lisboa: o novo chef do Província chega do Alentejo e não vai ficar por este restaurante. A ideia é assumir as cozinhas do Grupo Non Basta.

Francesco Ogliari chegou e mudou. O novo chef do Província, que estava no Tua Madre, em Évora, traz para este restaurante uma cozinha «criativa de inspiração italiana, proximidade com a terra e produtores e uma constante valorização do produto nacional».

Como resultado desta mudança, pratos como o Atum dos Açores, a Lasanha de Ragu de Costela Mendinha, e o Chuléton com Tagliolini de Trufa Fresca e Parmesão deixaram de estar na carta (as Ostras de Setúbal é uma das únicas opções que se mantém).

Chef quer dar «mais destaque a ingredientes portugueses»

Em parceria com Mário Cardeira, chef executivo do Grupo Non Basta (do qual o Província faz parte, juntamente com o Memória e os Pasta Non Basta), Francesco Ogliari «reestruturou por completo» o menu, com a promessa de dar «ainda mais destaque aos melhores ingredientes portugueses e aos frescos da horta» do restaurante.

Entre os pratos de destaque estão, nos antipasti, Carpaccio de Porchetta; Coração de Alface Grelhada; e Crudo de Gambas da Costa Algarvia; nos principais, entre as cinco opções, as atenções viram-se para o Ravioli de Espinafres e Queijo de Cabra Nacional, Cebola e Nozes, com o queijo artesanal I’m Cheese, uma marca portuguesa, de Setúbal.

©Província | Crudo de Gambas
©Província | O Crudo de Gambas da Costa Algarvia é servido com Stracciatella Artesanal – custa 15 euros.

Número de pizzas reduzido: há apenas cinco opções

Na carne e peixe, sugere-se o Polvo Grelhado com Arroz de Forno e o Saltimbocca de Porco Nacional Bio e Presunto Ibérico de Bolota. Os fãs de pizza passam a ter menos opções, mas ainda assim há as Napoletana Especial e Guanciale e Boletos, entre outras cinco.

Para terminar, a lista de sobremesas inclui um Crumble de Pêra com Gelado de Baunilha e uma opção mais que clássica em restaurantes italianos, o Tiramisù. O menu completo pode ser visto aqui.

O Província fica no 48B da Avenida da República, no cruzamento com a Avenida Barbosa du Bocage, mesmo ao lado do Campo Pequeno; para reservas pode usar o número 210 999 604.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].