Herdade das Servas abre um novo restaurante em Estremoz. O menu traz uma «visão actual» da gastronomia alentejana

O Croquete de Rabo de Boi, o Arroz de Javali com Cogumelos e o Pudim de Azeite e Mel são algumas das propostas deste novo restaurante alentejano.

©Herdade das Servas
©Herdade das Servas

O Legacy acaba de abrir na Herdade das Servas, em Estremoz. Este ‘winery restaurant’ tem, como não podia deixar de ser, dois grandes pilares: vinhos e gastronomia alentejana.

A Herdade das Servas acaba de se lançar no seu “segundo” projecto gastronómico em poucos anos. A produtora alentejana já teve um restaurante entre 2014 e 2020, mas entretanto a marca decidiu «seguir com este projecto a solo» e a concessão terminou.

Luís Serrano Mira, administrador da Herdade das Servas, diz que o novo restaurante foi criado para ser uma «mais-valia para os apaixonados por boa comida e experiências enogastronómicas»; o conceito passa por uma «cozinha contemporânea, mas inspirada nas tradições e heranças do Alentejo».

Menu reflecte a «herança gastronómica do Alentejo»

O Legacy Winery Restaurant é liderado pelo chef Luciano Baldin e tem um menu com 23 pratos (nove entradas, dez principais e quatro sobremesas) que prometem dar uma «visão actual e interpretativa das tradições e das heranças gastronómicas do Alentejo, aliada ao universo vínico da Herdade das Servas», explica Luís Serrano Mira.

©Herdade das Servas
©Herdade das Servas | O Ovo Cremoso com Couve-flor, Crocante de Broa e Paia de Toucinho é uma das entradas do Legacy.

Entre as sugestões, para começar, estão o Crocante de Broa e Paia de Toucinho; o Croquete de Rabo de Boi, Pimenta Rosa e Mostarda; e o Torricado de Perdiz em Escabeche; nos pratos principais, o destaque vai para o Carré de Borrego de Pasto com Batatas Assadas, Castanhas e Romesco (na foto de destaque); e para o Arroz de Javali com Cogumelos.

Vinhos da Casa da Tapada na carta do Legacy

Para terminar há Pudim de Azeite e Mel com Sorbet de Tangerina; Boleima de Maçã com Molho de Baunilha; Bolo rico de Chocolate, Avelã e Espuma de Caramelo; e Pavlova com Morangos, Alecrim e Balsâmico.

Nos vinhos, além das referências da Herdade das Servas, há propostas da Casa da Tapada, uma produtora de Luís Serrano Mira que fica na região dos vinhos verdes, em Amares (Braga).

©Herdade das Servas
©Herdade das Servas

O Legacy Winery Restaurant (na Herdade das Servas, em Estremoz) tem capacidade para 42 pessoas e está aberto de Quarta-Feira a Sábado, para almoços e jantares; ao Domingo, serve apenas almoços. As reservas podem ser feitas pelo 268 098 080.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].