Documentário sobre os incêndios de Pedrógão Grande, produzido por Leonardo DiCaprio, estreia em Portugal

Em Portugal, a estreia do filme tem o apoio da Casa do Impacto, o hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, e da NOS Cinemas.

From Devil’s Breath, realizado por Orlando von Einsiedel e produzido pelo actor norte-americano, chega aos cinemas nacionais em Novembro; os bilhetes custam cinco euros.

Em Outubro de 2017, Portugal foi assolado por um dos piores incêndios de sempre, com consequências humanas trágicas: 66 mortos e mais de 250 feridos. A estes números, juntam-se quase 53 mil hectares de terreno ardido e 500 milhões de euros em prejuízos materiais.

Será esta realidade que o documentário From Devil’s Breath vai recordar, quando estrear em Portugal: será a 11 de Novembro. O filme fica, depois, só mais dois dias em sala: 12 e 13.

©MSNBC
©MSNBC

Sessão de estreia no Amoreiras tem programa especial

Este documentário vai apenas ter 24 sessões em Portugal, em oito cinemas NOS: Amoreiras, Mar Shopping Algarve, Palácio do Gelo, Fórum Madeira, Glicínias, Braga, Norteshopping e Alma Coimbra. Os bilhetes podem ser comprados aqui e custam cinco euros.

No dia 11, a sessão nos cinemas NOS Amoreiras é antecidada por um painel de discussão sobre as alterações climáticas; aqui, participam Miguel Costa Matos (deputado do PS), Catarina Fernandes Martins e Sofia Carmo (responsável pelo programa de reflorestação de Pedrógão Grande).

©World Economic Forum
©World Economic Forum | Leonardo DiCaprio é conhecido pela ligação a várias iniciativas de activismo ambiental.

Receita de bilheteira serve para plantar árvores

From Devil’s Breath (em português, O Sopro do Diabo) é realizado por Orlando Von Einsiedel, que ganhou o Óscar em 2017 com o documentário The White Helmets, sobre uma equipa de salvamento que operava durante a guerra na Síria. Leonardo DiCaprio é o produtor; Catarina Fernandes Martins e Tiago Carrasco são co-produtores.

Em Portugal, a estreia do filme tem o apoio da Casa do Impacto (o hub de empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa) e da NOS Cinemas. A receita de bilheteira será «doada a um projecto de reflorestação» escolhido por esta organização.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].