Há uma nova app portuguesa que serve de agenda, guia e mapa para exposições de arte contemporânea

A Portugal Contemporary Art Guide tem, por exemplo, um directório de artistas, exposições e pode ser explorada sob a forma de um mapa.

A editora Contemporânea desenvolveu uma app com o apoio da DGARTES que se assume como um dos principais roteiros deste tipo de arte, em Portugal.

Chama-se Portugal Contemporary Art Guide e é a mais recente aplicação nacional sobre arte. O principal objectivo é fazer a «divulgação da arte contemporânea em território nacional», com base uma plataforma que «funciona como agenda, guia e mapa».

A ideia foi da editora Contemporânea (que tem uma revista trimestral com o mesmo nome), que teve a ajuda da Direcção-Geral das Artes. Esta app, gratuita, foi ainda criada no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea e está disponível para iOS e Android.

«O projecto nasce para colmatar a lacuna existente em termos de agendas da oferta de arte contemporânea em Portugal», justifica a editora. Aqui, vai ser possível encontrar «informações detalhadas sobre artistas, exposições e coleções, bem como dos vários equipamentos expositivos: museus, galerias, coleções públicas e privadas, fundações, bienais, e espaços independentes sem fins lucrativos, entre outros».

©Contemporânea / DR.
©Contemporânea / DR. | Na app, podemos ver as exposições que existem em casa cidade, num mapa.

Na app, que pode ser usada com ou sem um registo, temos uma área principal onde estão listadas as exposições que vão ser inauguradas, que estão a decorrer e as que vão terminar em breve; a app também pode ser explorada em forma de mapa e os utilizadores vão poder marcar exposições como favoritas – nesta caso, o registo é obrigatório.

A Portugal Contemporary Art Guide tem um directório de artistas, colecções e uma área de notícias, disponíveis no menu. É ainda possível assinar uma newsletter e usar filtros de localização (ou escolher uma cidade em concreto) para que a app mostre apenas os resultados em linha com essa selecção.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].