A tendência de usar inteligência artificial para promover um produto chegou à Domino’s: a cadeia de fast-food diz ter criado uma pizza com IA, que tem um ingrediente pouco consensual.
A Domino’s, que recentemente foi “obrigada” a sair de Itália pelo facto de as suas pizzas não terem agradado aos consumidores deste país, tem um novo argumento de marketing.
Esta marca norte-americana, que chegou a Portugal em 2015, diz ter criado uma pizza com recurso a inteligência artificial. Para chegar à receita, a Domino’s fez uma pergunta a um chat bot programado pela empresa Open Ai: «Para ti, qual é a receita da melhor pizza do mundo?».
Segundo a Domino’s, a resposta foi «frango, bacon, pimentos verdes, molho barbecue e ananás» – este último ingrediente é dos que mais divide opiniões entre os fãs de pizza.
Contudo, esta IA não acabou por dizer o tipo de queijo para a base, assim como não incluiu molho de tomate ou o género de massa, três factores que influenciam, e muito, uma receita.
Para já, a Pizza IA ainda não está disponível para encomenda, mas a Domino’s garante que esta versão vai chegar a todas as lojas nacionais. Quando ficar disponível, podemos encontrá-la na categoria Premium, onde já estão a Extravaganzza, a Campestre e a Bella Nata; o preço será de 17,95 euros, tal como estas três.
Até lá, qualquer pessoa pode recriá-la no site da Domino’s: basta seleccionar estes ingredientes na área ‘Faz a tua Pizza’, sendo que a base é uma Margarita clássica, com Mozzarella e Molho de Pizza Domino’s.
Fizemos a simulação para uma pizza média, com massa original Domino’s, em que tirámos o queijo e o molho, para sermos mais fiéis à receita. O preço final foi de 18,80 euros. No entanto, se quisermos uma entrega em casa, fica por mais 1 euro.
[actualização (8/9/22 – 10:41) com informação enviada pela marca: a Pizza AI já está disponível para encomendas e nas lojas físicas da Domino’s, na categoria Premium]