A Casa de Bernarda Alba: peça de Federico Garcia Lorca entra em cena esta semana com apenas cinco sessões

A Casa de Bernarda Alba foi a última peça escrita por Federico Garcia Lorca: trinta dias depois de a ter concluído, foi assassinado.

©Xana Cepinha
©Xana Cepinha

Durante cinco dias, o Teatro do Bairro vai ser A Casa de Bernarda Alba. A peça do espanhol Federico Garcia Lorca conta com um elenco maioritariamente feminino onde estão Joana de Verona e Sara Barradas.

De Quarta-Feira a Domingo, o Teatro do Bairro (Bairro Alto, Lisboa) recebe cinco encenações de A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca. A peça, encenada por Beto Coville, conta a história de «cinco mulheres solteiras presas em casa por uma mãe dominadora a fazer o luto pelo pai».

A Casa de Bernarda Alba conta com um elenco maioritariamente feminino, com Joana de Verona, Sara Barradas, Luísa Ortigoso, Inês Oneto, Isabel Ruth, Maria d’Aires, Mena Resende, Nucha Martins, Paula Luiz e Susana Blazer.

O único actor desta peça de teatro é Thiago Ciccarino, que assume o papel de Pepe Romano, «noivo de uma das filhas [de Bernarda Alba] e amante de outra», uma personagem que «alimenta a intriga entre as irmãs».

©Xana Cepinha
©Xana Cepinha | A peça de Federico Garcia Lorca estreia esta Quarta-Feira.

Nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, as sessões são às 21:30 e o preço dos bilhetes é de sete euros (no dia de estreia, cinco euros); no Sábado e Domingo (dias 10 e 11), a sessão é às 18:30 e os bilhetes são mais caros: doze euros. A peça tem cerca de cem minutos e é para maiores de doze anos.

As reservas podem ser feitas pelo 213 473 358 ou 913 211 263; a BOL também está a vender bilhetes.

A Casa de Bernarda Alba foi a última peça escrita por Federico Garcia Lorca: trinta dias depois de a ter concluído, foi assassinado por apoiantes do regime fascista de Franco (ainda assim, há várias teorias sobre os motivos), em 1936, o primeiro ano da Guerra Civil Espanhola.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].